em

Ponta Grossa implantará quarto Conselho Tutelar até junho

Foto: Imagem Ilustrativa/José Aldinan

Ainda no primeiro semestre deste ano, Ponta Grossa deve implantar o quarto Conselho Tutelar. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a pedido do Portal DCmais e Diário dos Campos.

Leia mais: Aulas serão retomadas no antigo Colégio São Francisco em PG

O novo Conselho Tutelar – que já existe no papel oficialmente desde outubro de 2023 – deve atender a região Sul da cidade (Oficinas, Cará-Cará e outros). Conforme nota enviada à reportagem, “o processo para locação da sede está em andamento, assim como a compra dos móveis e aquisição de veículos”.

A reposta do governo municipal informa que “já foi solicitada também a contratação de equipe (administrativos e motoristas), além da convocação de novos cinco conselheiros tutelares, que necessitam da vaga no quadro de recursos humanos da Prefeitura”.

Necessidade

A instalação de mais um Conselho Tutelar é uma demanda antiga da comunidade e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O DC teve acesso ao documento enviado pelo CMDCA ao governo municipal em junho do ano passado, no qual o Conselho apresenta argumentos que justificam a necessidade de mais uma unidade.

“A necessidade foi levantada após diversas discussões, levantamento de atendimentos pelos conselheiros tutelares, desenvolvimento territorial do nosso município, aumento da população infanto-juvenil, dados do município, número de sindicâncias dos conselheiros tutelares, e principalmente, diversos debates nas plenárias do CMDCA”, diz o documento.

Descentralização

O vereador Julio Kuller (MDB) falou sobre o assunto na sessão de segunda-feira (26). Além de defender a implantação da quarta unidade, ele diz que é preciso descentralizar os outros Conselhos Tutelares. Atualmente os Conselhos Norte, Leste e Oeste funcionam no mesmo imóvel, no Centro de Ponta Grossa, próximo à Catedral Santana. “É preciso quatro estruturas diferentes para bem atender a comunidade”, afirmou.

Leia mais: Empreendedora de PG aposta em ovo brownie nesta Páscoa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.