em

Ponta Grossa está entre as cidades mais inteligentes do país

Foto: Divulgação

Você sabia que Ponta Grossa está entre as cidades mais inteligentes do país? No Ranking Connected Smart Cities 2022, elaborado pela Urban Systems, PG aparece em 60º lugar nacional, ocupando a 24ª colocação em empreendedorismo e 49ª em inovação.

O título foi conquistado com o apoio do trabalho da Agência de Inovação e Desenvolvimento, que completou, no último mês de dezembro, um ano de existência. Ao longo de 2022, a pasta desempenhou iniciativas modernas com o objetivo de garantir total suporte ao empreendedor. Com foco em gestão estratégica, desburocratização de serviços públicos ligados ao desenvolvimento sustentável municipal, inovação, empreendedorismo e qualificação, seu foco é promover a articulação de ações e parcerias indiretamente no crescimento econômico da cidade.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a criação da Agência de Inovação de Desenvolvimento está sendo um grande destaque na sua gestão. “Conseguir ficar entre as 100 cidades mais inteligentes é fruto de um trabalho de dedicação de nossa equipe em todos os eixos. Isso eleva o nosso município como referência nacional e enriquece Ponta Grossa, propiciando mais oportunidades ao empreendedor e mais sustentabilidade”, conta.

A presidente Agência de Inovação de Desenvolvimento, Tônia Mansani, frisa que a agência se consolidou, enquanto um importante ator do ecossistema local de fomento à inovação. “Trabalhamos com agendas importantes e colocamos Ponta Grossa no cenário nacional de cidades inteligentes e inclusivas”, completa.

Novas startups

A criação de novas startups também foi alvo de destaque. Com 81 empresas, Ponta Grossa concentra 74% das 109 startups mapeadas na Regional Centro, que abrange 17 cidades. Este número é maior do que o levantamento realizado em 2021, que registrava 76 startups no município.

Organização

Além disso, a criação de governança de educação do Vale dos Trilhos foi um importante instrumento para o ecossistema de inovação de Ponta Grossa. O eixo contou com representantes de universidades e colégios, realizando dois grandes eventos do ano: A Palestra de Inovação com Fábio Neto e o Hackday Govtech

O Programa de liderança inovadora foi outro grande marco, ao realizar a primeira graduação com os servidores municipais com o objetivo de expandir ensinamentos de soluções internas inovadoras e de desburocratização de serviços públicos.

Referência Nacional

A Sala do Empreendedor foi convidada para apresentar seus projetos e resultados em diferentes estados do Brasil, sendo referência nacional na aplicação de políticas públicas de fomento, capacitação e metodologias. Representantes estiveram em Amapá, Pará, Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A pasta também recebeu comitivas de cidades vizinhas e outros estados para conhecer o modelo de gestão construído nos últimos anos.

Abertura de empresas em tempo recorde

O tempo médio de abertura de empresas em Ponta Grossa caiu para 5 horas, redução de 2 horas em relação a novembro de 2022 (7 horas), enquanto o prazo médio do Paraná é de 14 horas e no Brasil é de 1 dia e 5 horas, segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal. É o menor tempo médio já registrado.

Para acelerar o processo, a Prefeitura apostou na inovação e modernização dos serviços. Um dos norteadores das ações é o ‘Programa Descomplica’, que tem como intuito simplificar a emissão do alvará de atividade econômica para todas as modalidades e portes empresariais.

Todo o processo de solicitação, trâmite e emissão do alvará é feito por um sistema online. Além disso, o município integra a Redesim, uma rede de sistemas informatizados que tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos prazos de abertura de empresas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.