em

Ponta Grossa entra na disputa para sediar Escola de Sargentos das Armas

Ponta Grossa entra na disputa com Bauru (SP) para sediar a Escola de Sargentos das Armas (ESA). Na manhã desta quarta-feira (2) o governador Ratinho Junior e uma comissão de generais do Exército Brasileiro sobrevoam a cidade de helicóptero para ver as possíveis áreas para abrigar a escola. São necessários cerca de 2 mil hectares de área para implantação da ESA, que só de edificações deve ter 2 hectares (20 mil m²).

Na terça-feira (1) o prefeito Marcelo Rangel formalizou o interesse de Ponta Grossa em sediar a ESA junto ao governador Ratinho Junior e o general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, coordenador do Grupo de Trabalho para a construção da nova escola. Também participou da reunião o comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa, general Sérgio Manoel Martins Pereira Junior.

A ESA é a instituição de ensino superior tecnológico do exército Brasileiro. A nova unidade terá 2 mil alunos. A formação é divida em dois períodos, o básico e a de qualificação, com instruções das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicação. A posição estratégica de Ponta Grossa e a quantidade de unidades do Exército são pontos fortes da cidade.

Também participaram da reunião no Palácio Iguaçu e devem sobrevoar a cidade ainda nesta manhã o coronel Luis Antonio Correia Lima, chefe da Assessoria de Gerenciamento de Projetos da 5ª Divisão de Exército, de Curitiba; o subtenente Edson Laskos, adjunto de comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa.

Atualmente existem duas ESA no Brasil, uma no Rio Grande do Sul e outra em Minas Gerais. A unidade mineira, segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a escola de Minas vai fechar e será transferida para outra cidade, que ele espera seja Ponta Grossa. A ESA foi um dos destaques do programa de rádio apresentado pelo prefeito Marcelo Rangel na manhã desta quarta-feira (2).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.