O Produto Interno Bruto (PIB) das Atividades Turísticas do Paraná atingiu R$ 12,03 bilhões em 2021, correspondendo a 2,54% do PIB total estadual daquele ano (R$ 474 bilhões). A informação consta no estudo Técnicas Referentes ao Produto Interno Bruto a Preços Básicos das Atividades Turísticas do Estado, elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Outro indicador importante do estudo é o Índice de Desempenho das Atividades Turísticas do Paraná (Idat-PR) de 2022 . O índice é resultado de um conjunto de dados extraídos de fontes oficiais e disponíveis ao público em geral, com periodicidade anual e recorte territorial que contempla os 399 municípios do Estado. Ele é feito a partir de oito variáveis que avaliam o impacto e o progresso das atividades turísticas em âmbito regional.
PG em destaque no raking
A cidade de Ponta Grossa ficou na 18ª posição entre os 399 municípios do Paraná, com um índice de 0,451. O valor é considerado médio-alto, de acordo com o Idat-PR. Ponta Grossa é a única cidade dos Campos Gerais que aparece no ranking das 20 primeiras colocadas no Paraná.
O estudo analisou os seguintes eixos: especialização das atividades de alojamento; tamanho dos estabelecimentos dos alojamentos; consumo de energia elétrica residencial; densidade de acesso à internet; empregos em alojamentos; empregos em atividades de cultura e lazer; remuneração média nos alojamentos; e despesa do município na função turismo.
Os resultados do IDAT-PR 2022 colocam 14 cidades com desempenho alto (de 0,494 a 1) e 71 com médio alto (0,310 a 0493). Aparecem em destaque os municípios de Foz do Iguaçu (0,838), Ribeirão Claro (0,764) e Porto Rico (0,694) , que assumiram as maiores pontuações entre os municípios paranaenses.
Leia mais: Souvenirs de Ponta Grossa ganham catálogo on-line; saiba como comprar