em

Ponta Grossa divulga plano de vacinação para trabalhadores de saúde

Filas se formaram para vacinação de funcionários de farmácia nessa terça-feira F(oto: José Aldinan)

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou nessa terça-feira (16), em sua página na internet, um link para o plano de vacinação contra covid-19, no qual destaca os “Trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde” como grupo prioritário. O texto também lista, entre os profissionais desse segmento, os trabalhadores atuantes em farmácias.

A publicação, que até então não estava disponível no site, ocorreu depois que a aplicação de doses de Coronavac em profissionais trabalhadores de farmácias gerou filas no Parque Ambiental. Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram o fato de eles estarem sendo priorizados.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, não se trata de escolha da prefeitura, mas de orientação do Ministério da Saúde em seu Plano Nacional de Imunização. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais acessou os dois planos de imunização – do Paraná e do Governo Federal.

O plano estadual, com última atualização em 28 de janeiro, coloca os trabalhadores de saúde à frente dos idosos com mais de 80 anos. Mas não descreve, na versão disponível ao público, quais são os trabalhadores desse grupo. (Um arquivo anexo menciona, posteriormente, os farmacêuticos). Já o plano federal inclui os farmacêuticos na descrição, embora descreva dezenas de outros profissionais, a exemplo de nutricionistas, biólogos, odontologistas, médicos veterinários, entre outros. O texto deixa claro que a estratégia e operacionalização da vacinação cabe aos municípios e estados.

Idosos

Curiosamente, nenhum dos planos prevê a vacinação prioritária de idosos com mais de 90 anos. A previsão era iniciar a vacinação pelas pessoas com mais de 80 anos, mas foi preciso criar esse novo critério para adequar o processo de imunização ao baixo quantitativo de doses distribuídas nesta primeira fase de vacinação. Na maioria dos municípios, a vacinação de idosos entre 80 e 90 anos ainda não iniciou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.