em

Ponta Grossa deve investir meio milhão em laboratórios de robótica

PG já havia implantado projeto-piloto em robótica em 2016. Foto: Arquivo

Alunos da rede municipal de ensino em Ponta Grossa deverão contar, dentro de alguns meses, com laboratórios exclusivos para o desenvolvimento de aprendizagem criativa e robótica. A previsão é que salas sejam equipadas, inicialmente, em 10 escolas da rede, com mobiliário próprio e kit de ferramentas para o desenvolvimento de novas habilidades.

A informação consta em Diário Oficial do Município, na edição publicada no último final de semana. Conforme detalhado no documento, o Município abrirá licitação, no formato de pregão eletrônico (91/2022), no dia 6 de junho. O investimento máximo é de R$ 552.968,50 destinado a equipar os “Laboratórios de Aprendizagem Criativa” para turmas do 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental I.

Na justificativa para a licitação, o Município destaca que os laboratórios permitirão aos alunos um aprendizado focado em suas próprias capacidades. O objetivo é oferecer ferramentas ideais para que os alunos possam “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares”.

Investimentos

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, o mobiliário é apenas parte do investimento total. Nos próximos meses, deverão ser adquiridos computadores, monitores e outros equipamentos que farão parte dos laboratórios. Cada etapa será precedida de procedimento licitatório específico. A intenção é instalar 10 laboratórios neste ano, e outros cinco no início de 2023.

Projeto

A robótica não é, exatamente, uma novidade na rede municipal de ensino. Em 2016, a prefeitura já havia inserido aulas da disciplina, na forma de projeto-piloto, em 10 escolas, para 600 alunos de 1º, 2º e 3º anos. Em um primeiro momento, eles tiveram contato com os conceitos de montagem de equipamentos, através de um kit pedagógico de 104 peças, contendo eixos, rodas, bonecos e blocos com os quais podiam montar qualquer coisa em um sistema de encaixe – de mesas e cadeiras até pequenos guindastes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.