em

Ponta Grossa deve imunizar 7.860 crianças contra H1N1

Os pais da pequena Giovana, Gabrielle Ferracini e Maicon Mariano, levaram a filha para receber a imunização no primeiro dia. Foto: José Aldinan

A meta Prefeitura de Ponta Grossa é imunizar 7.860 crianças de seis meses a menores de seis anos contra a Influenza (H1N1). A campanha nacional de vacinação começou na última segunda-feira (12) com a imunização do profissionais de saúde dos postos e hospitais. Na manhã de terça-feira (13), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início à vacinação das crianças, gestantes e puérperas (mulheres com filhos até 45 dias).

Para receber a vacina deve ser realizado um cadastramento pelo site da Prefeitura de Ponta Grossa nos mesmo modelo que já está em funcionamento para a vacina contra a covid-19, seguindo os horários determinados pelo Município. O cadastro estará aberto para esta quarta-feira (14) e quinta-feira (15) encerrando sempre no dia que antecede a vacinação agendada. As aplicações com agendamento vão ocorrer das 9 às 12 horas. No período da tarde, ocorre através de livre demanda, sem agendamento, porém com limitação de senha.

Os pais da pequena Giovana Ferracini Mariano, 2 anos e 4 meses, Gabrielle Bueno Ferracini e Maicon Mariano, agendaram a vacinação da filha já para o primeiro da campanha na Unidade de Saúde Antônio Russo, bairro São José. “Entrei no site da Prefeitura e me deparei com a possibilidade de agendamento, então resolvi garantir. Tudo correu normalmente. Precisamos esperar um pouco, mas logo já fomos atendidos”, disse Gabrielle.

A mãe destacou ainda a importância da aplicação da vacina nas crianças. “As vacinas são desenvolvidas justamente para garantir a imunização. Então quanto mais proteção tivermos, melhor ainda”, ressaltou.

Para o secretário da Fundação Municipal de Saúde, médico Rodrigo Manjabosco, é importante que  os pais sejam conscientes da importância da vacina, “justamente para diferenciar se a criança está com gripe ou coronavírus. A partir da imunização, não fica essa dúvida e facilita o atendimento à população”, alerta Manjabosco.

Aplicação

A campanha da vacina contra a Influenza acontece nas Unidades de Saúde de Ponta Grossa, inclusive naquelas que não possuem salas de vacina, mediante escala. É importante observar o escalonamento das unidades, porque nos dias de aplicação de doses contra o coronavírus, seja primeira ou segunda doses, nesses locais não terão a vacina contra a gripe.

A fase 1 iniciada no dia 12 de abril seguirá até o dia 10 de maio. A fase 2 começará no dia 11 de maio até o dia 8 de junho e vai abranger os grupos de idosos com 60 anos ou mais e os professores. A terceira etapa terá início no dia 9 de junho para os demais grupos prioritários. Todos devem ter em mãos documentos de identificação, cartão SUS e carteirinha de vacinação.

QUADRO

Número de doses que devem ser aplicadas na 1ª Fase

2030 – Crianças de 6 meses a 2 anos

4410 – Crianças de 2 anos a 4 anos

1420 – Crianças menores de 6 anos

1190 – Gestantes e puérperas

2710 – Trabalhadores de Saúde

Fonte: Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.