em

Ponta Grossa confirma primeira morte de criança por covid

Foto Ilustrativa: Arquivo DC

Ponta Grossa registrou a primeira morte de criança em decorrência da covid-19. O óbito foi confirmado no boletim semanal da doença, atualizado sempre às terças pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Conforme divulgado no documento neste dia 22 de fevereiro, a criança tinha entre 0 e 4 anos de idade e morreu neste mês. Ou seja, não se trata de óbito retroativo.

Questionada sobre mais detalhes em relação ao falecimento, a Fundação informa que “não divulga dados individualizados para não expor pacientes e familiares”. Assim, os únicos dados de óbitos e casos da doença são aqueles incluídos nas estatísticas gerais no Boletim Oficial. Entretanto, eles são pouco claros em detalhes.

A reportagem fez o cruzamento de dados com outras plataformas disponíveis e concluiu que neste mês Ponta Grossa teve dois óbitos de crianças na faixa etária de 0 a 4 anos. Tratam-se de dois meninos e ambos com poucos dias de vida. Um deles morreu em hospital de Curitiba aos 39 dias. O segundo faleceu aos 4 dias de vida no Hospital Materno Infantil, em PG.

Até então, os ponta-grossenses mais jovens vitimados pela covid tinham 19 anos de idade. Uma moça desta idade morreu em setembro de 2020, enquanto um rapaz entrou em óbito em abril do ano passado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná soma atualmente 36 mortes de crianças entre 0 e 5 anos de idade em razão da contaminação pelo coronavírus. Já na faixa de 6 a 9 anos foram oito falecimentos no estado.

Contaminação crescente

Desde o início da pandemia, 1.226 crianças entre 0 e 4 anos de idade testaram positivo para covid-19 em Ponta Grossa. Na faixa de 5 a 9 anos foram 1.516 contaminações no período de quase dois anos. Elas representam 3,63% de todos os casos contabilizados em PG.

No entanto, nunca houve tantas crianças contaminadas na cidade como neste início de 2022. Desde a virada do ano, 1.451 menores de 9 anos testaram positivo para a doença. Ou seja, mais da metade dos casos infantis (52,9%) foram registrados em apenas 53 dias. A curva coincide com a chegada da variante Ômicron ao município.

Nos dados totais, a maior cidade dos Campos Gerais contabiliza 1.488 mortes e 75.717 casos da doença.

Baixa procura por vacina infantil preocupa

Desde que a imunização contra a covid-19 em crianças, com idades entre 5 a 11 anos, começou, a adesão tem sido baixa em Ponta Grossa. A Prefeitura tem realizado mutirões, incluindo nos finais de semana mas, mesmo com as estratégias adotadas, muitas delas não comparecem no dia da vacinação.

40% das crianças não tomaram a vacina no último final de semana
Estimativa é de que 35 mil crianças sejam vacinadas no município

No último sábado (19), 2,5 mil doses não foram aplicadas porque não houve comparecimento de pais ou responsáveis com as crianças.

A administração pública estima que Ponta Grossa tenha 37.013 crianças na faixa de 5 a 11 anos. Dessas, 15.936 receberam a primeira dose, o que representa 43,1%.

A vacinação é segura e nossa melhor estratégia para reduzir a ocorrência de casos graves da doença. O pré-cadastro segue aberto para quem ainda não preencheu os dados da criança e os agendamentos seguem ocorrendo para etapas toda semana, tanto para novos cadastros quanto para repescagem de cadastros já chamados anteriormente, mas que ainda não compareceram”, diz o presidente da Fundação de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

2ª dose infantil

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Ponta Grossa inicia etapa de aplicação de 2ª dose de vacinas pediátricas para o grupo que recebeu Coronavac em 28 de janeiro. A aplicação da 2ª dose para o público de 5 a 11 anos será feita mediante agendamento. O sistema segue agendando de forma automática conforme o cadastro e a data de confirmação da 1ª dose.

A FMS orienta que, para Coronavac, a aplicação da 2ª dose ocorre dentro do intervalo de 28 dias e, para quem tomou Pfizer, o intervalo é de 56 dias. As anotações nas carteirinhas das crianças que já receberam a 1ª dose são apenas uma referência do período de aplicação.

A aplicação ocorre na sexta (25), no Ginásio para Pessoa com Deficiência, na Rua Ermelino de Leão, próximo ao Restaurante Popular, das 16h às 18h.

Ponta Grossa registra mais 336 casos de covid-19

No boletim desta terça-feira (22), a Fundação Municipal de Saúde confirmou mais 336 casos positivos de covid-19 em Ponta Grossa. Assim, a cidade chega a 75.717 contaminações desde o início da pandemia.

Conforme planilha da Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) tem 19 dos 20 leitos de UTI ocupados em decorrência do coronavírus. Na enfermaria há 23 pacientes internados e 17 leitos livres.

O boletim da Sesa também confirma que o Paraná teve mais 11.001 casos da doença em 24 horas e 31 novos óbitos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.