Menu
em

Ponta Grossa chega a 1.316 novos casos de covid-19 em outubro

(Foto: Arquivo DC)

Ponta Grossa atingiu nesta quinta-feira (22) a marca de 6.615 casos positivos de coronavírus desde o início da pandemia. Com isso, só o mês de outubro representa uma elevação de 1.316 casos – uma média de quase 60 por dia. Nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim divulgado diariamente pela Fundação Municipal de Saúde, a cidade registrou mais 73 infectados pela covid-19, ficando acima da média do mês.

Dos mais de 6,6 mil contaminados, 4.352 pacientes são considerados recuperados, 2.085 estão em isolamento domiciliar, 16 em leito de enfermaria e 16 em leito de UTI.

Até agora, Ponta Grossa registrou 133 óbitos em decorrência da doença; há ainda outros 13 óbitos por covid-19 a serem confirmados.

Além dos pacientes positivados, 13 ponta-grossenses estão hospitalizados com suspeita de estarem contaminados pelo coronavírus. Também estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância epidemiológica 3.933 pessoas com casos suspeitos.

Ocupação de leitos

Na Ala Covid do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), que é referência regional no tratamento da doença, a ocupação dos leitos apresenta estabilidade: das 30 UTIs, 22 estão ocupadas. E dos 34 leitos clínicos, 26 estão ocupados.

Nos demais hospitais públicos e privados de Ponta Grossa – que incluem o Centro Hospitalar São Camilo, Hospital Geral Unimed, Hospital Municipal Dr Amadeu Puppi, Hospital Bom Jesus, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário, cujos leitos não são exclusivos para pacientes com covid-19, das 95 UTIs, 76 estão ocupadas. Entre os leitos de enfermaria, dos 621 leitos, 362 estão ocupados.

Cresce o número de infectados isolados pela doença

Um dado que demonstra o crescimento do número de casos ativos da doença em Ponta Grossa é o número de pessoas infectadas em isolamento domiciliar. De acordo com o boletim desta quinta-feira (22), 2.085 pessoas estão nesta condição. Esse é o maior número registrado em todo o mês de outubro.

Neste mês, a menor marca era do dia 5, quando 1.658 pessoas estavam obrigatoriamente em isolamento. Ou seja, em 17 dias, o número cresceu 25,7%. Vale frisar que neste período houve o feriado de 12 de outubro.

Especialistas alertam que o comportamento das pessoas em finais de semana prolongados tende a provocar elevação dos casos positivos da covid-19. O reflexo é sentido até duas semanas depois. Caso se confirme, a estatística deve seguir neste patamar até o dia 26. Outro detalhe é que o calendário reserva mais um feriado prolongado em 2 de novembro – uma segunda-feira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile