Menu
em

Ponta Grossa atinge patamar mais baixo de casos de covid-19

Vista de cima do calçadão de Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

O processo de queda na quantidade de casos e mortes por covid-19 em Ponta Grossa nunca foi tão constante. Desde os três primeiros meses da pandemia, quando insegurança e medo tomavam conta da população, a cidade não via patamar tão baixo. Eles caminham ao lado do avanço da imunização em diferentes faixas de idade dos moradores.

Na primeira metade de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou dez mortes em decorrência da infecção causada pelo coronavírus. Se ao menos mantiver a média na segunda quinzena, o município terá o menor número de óbitos do ano.

A quantidade mais baixa, de acordo com os boletins diários da FMS, foi em setembro, quando 23 vidas foram perdidas por conta da covid-19.

Das dez mortes atribuídas à doença, quatro foram de pacientes entre 70 e 79 anos, três de 60 a 69, duas de 50 a 59 e uma de paciente que tinha entre 30 e 39 anos de idade. A Fundação não oficializa quantos haviam sido imunizados.

Casos

O número de casos da doença também cai abruptamente desde setembro, período em que foi acelerada a aplicação de segunda dose de imunizantes, além da recomendação de dose de reforço. Naquele mês Ponta Grossa teve 2.339 positivados para covid, caindo para 1.662 em outubro e 709 em novembro.

Os 15 primeiros dias de dezembro são os melhores em termos de desaceleração da contaminação. Somente 68 ponta-grossenses positivaram para a doença. Mantendo a média, a cidade teria menos de 150 casos em 30 dias.

Número tão baixo só foi visto em maio do ano passado, quando a pandemia estava no início e não havia mortes em Ponta Grossa. Naquele mês, 84 pessoas foram contaminadas. A quantidade de pacientes saltou para 486 e 1.126 nos meses seguintes.

O declínio da fase atual é comprovado pela quantidade de ponta-grossenses internados. Hoje há apenas três pessoas que necessitam de cuidados hospitalares. As três estão em leitos de UTI. Não há moradores de Ponta Grossa em leitos de enfermaria.

Quase 78% dos ponta-grossense tomaram duas doses

Conforme o Vacinômetro mantido pela Fundação Municipal de Saúde, 77,5% dos ponta-grossenses com mais de 12 anos já receberam ao menos duas doses dos imunizantes contra a covid. São 226.094 que cumpriram este ciclo na cidade. Na primeira dose, 99,1% do público vacinável apareceu para imunização.

A diferença está principalmente no número de adolescentes que ainda não receberam a segunda dose. Faltam 21.939 adolescentes tomarem a segunda dose. Entre os adultos, 41.319 pessoas que receberam a primeira dose não apareceram para a segunda em Ponta Grossa.

Reforço

Há um mês, o Ministério da Saúde estendeu a todos os adultos (18 a 59 anos) a aplicação da dose de reforço (DR) da Pfizer. Os dados mais recentes do Vacinômetro de Ponta Grossa mostram que 25.900 residentes da cidade receberam a DR.

Para atingir a totalidade deste público, a Fundação ainda precisa percorrer um caminho mais longo. Restam ainda 191.827 ponta-grossenses aguardando aplicação da dose de reforço.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile