Menu
em

Ponta Grossa aguarda votação em colégio ao lado de quartel

Colégio General Sampaio é único que ainda passa por votações (Fábio Matavelli)

O Colégio Estadual General Antonio Sampaio é o único da região que ainda não definiu se terá, ou não, o modelo de ensino cívico-militar. Ponta Grossa teve quatro colégios selecionados como aptos a receberem o novo formato a partir de 2021. Pais e profissionais de ensino participaram de consulta pública para decidir se incluem a presença de militares na gestão das instituições.

A proposta foi aceita em três colégios da cidade: Professor Colares (Oficinas), José Elias da Rocha (Olarias) e Frei Doroteu de Pádua (Periquitos). Outros oito colégios em municípios vizinhos também finalizaram a votação, acatando o modelo cívico-militar. O Colégio General Antonio Sampaio, coincidentemente ao lado do 13º Batalhão de Infantaria Blindada (13 BIB), é o único da região que ainda não concluiu a votação.

De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE-PG), o problema é a falta de quórum. Até o final da tarde dessa sexta-feira (30), ainda faltavam mais de 100 votos para atingir 50% de participação. O colégio tem 868 alunos matriculados. O núcleo acredita que o fato de muitos alunos morarem longe do colégio não favorece a presença dos pais. O tempo chuvoso dessa sexta também motivou ausências.

Em virtude disso, o NRE-PG está cogitando a possibilidade de fazer uso de carro de som ou outro meio, chamando a comunidade escolar para participar da consulta pública. A votação deve ser retomada na próxima semana, após o recesso do feriado.

Sindicatos pedem anulação

Cinco sindicatos sediados em Ponta Grossa protocolaram denúncia ao Ministério Público do Paraná, nesta sexta-feira (30), contra supostas irregularidades na consulta à comunidade escolar realizada pelo Governo do Estado.

Assinam a denúncia a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Andes/SN (SINDUEPG), Sindicato dos Professores Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Paraná/PontaGrossa (App-Sindicato), a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Andes/SN (SINDUTFPR), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico (Sindicato dos Metalúrgicos) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados e Alimentação (STIMLACA).

Eles apontam falta de debate amplo sobre o assunto, criticam o fato de a consulta ser feita por lista aberta e não voto secreto, e afirmam que a legislação impediria a mudança e colégios com ensino noturno.

Colégios que optaram pelo modelo cívico-militar

Col. Est. Eurico Batista Rosas Carambeí

Col. Est. Prof Nicolau Hampf Castro

Col. Est. Prof Joana T. Pereira Castro

Col. Est. Alcides Munhoz Imbituva

Col. Est. São Judas Tadeu Palmeira

Col. Est. Prof Leandro M. da Costa Piraí do Sul

Col. Est. Prof Colares Ponta Grossa

Col. Est. Frei D.de Pádua Ponta Grossa

Col. Est. José E. da Rocha Ponta Grossa

Col. Est. Cel. Amazonas Porto Amazonas

Col. Est. Baldomero B. Taques Tibagi

Fonte: NRE-PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile