Menu
em

Ponta Grossa 198 anos: destaque à cultura de um povo

O município vem adotando projetos que têm por objetivo destacar o valor dos bens imateriais da cidade. São instituições, ações, elementos que compõem a cultura e se confundem com a história de Ponta Grossa.

De acordo com a Fundação Municipal de Cultura, no que diz respeito a patrimônio imaterial, a Casa da Memória está realizando, atualmente, a pesquisa para a salvaguarda de cinco bens imateriais. São eles:

A Banda Lyra dos Campos

Criada em 1952, a Banda Escola Lyra dos Campos tem como objetivo promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando à formação de novos músicos. Seu fundador e primeiro regente foi o Maestro Paulino Martins Alves, que hoje dá nome ao Conservatório Musical. A Banda iniciou suas atividades no subsolo da Prefeitura. Desde a sua fundação, estima-se que aproximadamente 700 alunos da Banda seguiram a carreira musical e hoje se encontram nas bandas de música do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, em Conservatórios e Orquestras de todo o país.

O Artesanato em Palha

O trabalho em palha de milho é desenvolvido há vários anos em Ponta Grossa. As peças são feitas com motivos normais e natalinos e são normalmente produzidas por associados da Casa do Artesão. As peças costumam ser comercializadas em feiras e também na loja de souvenires existente na Praça Barão do Rio Branco.

Receita do Alcatra no Espeto

Considerado o prato típico de Ponta Grossa, a Alcatra no Espeto tem a forma certa de preparo e de servir à mesa. Além da alcatra, o prato inclui picanha, mignon e maminha. Entre os acompanhamentos estão o arroz branco, feijão preto, polenta frita em cubos, maionese, salada de folhas verdes, tomate, cebola roxa e mini pão francês. O prato só deve ser preparado em fogões a lenha. O prato é conhecido na região há mais de 50 anos.

(Foto: Arquivo DC)

Cultura cervejeira

A cidade se tornou conhecida na produção de cervejas ainda no início do século passado, com a Cervejaria Adriática. Mais recentemente, ganhou destaque com a produção de cervejas artesanais. As primeiras experiências nesse sentido ocorreram em 2019, com visitas guiadas no segmento de turismo gastronômico, em sete cervejarias em cinco locais diferentes. Devido à pandemia, houve interrupção, mas há previsão de retomada conforme ocorre o retorno de eventos turísticos.

Túmulo de Corina Portugal

Está no Cemitério São José, no Centro de Ponta Grossa, o túmulo de Corina Portugal. A mulher é considerada santa por muitas pessoas, que deixam no local pedidos por escrito, relatos de milagres, acendem velas e prestam homenagens. Corina foi assassinada na noite de 26 de abril de 1889, na época acusada de trair o esposo. Neste ano, a Câmara Municipal aprovou a lei municipal de combate à violência doméstica Corina Portugal. A FMC pretende preservar a história de Corina e sua importância cultural para o município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile