Menu
em

Policiamento satélite: Comando detalha nova linha de ação em PG

Método está sendo implantado em outras cidades, como forma de inibir ação de criminosos

Comandante do 1ºBPM< Marco Ginotti Pires, em conferência com policiais de Ponta Grossa

Comando do 1º BPM apresentou linha de ação nesta segunda-feira / Foto: José Aldinan

O 1º Batalhão da Polícia Militar lançou, na tarde desta segunda-feira (30), o programa “Policiamento Satélite Comunitário e Solidário”, em Ponta Grossa, na sede do 1º BPM. O programa foi implementado em todo o Paraná, no final de abril, e já está em atuação nas cidades de Curitiba e Maringá.

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Ginotti.mp4
Tenente-coronel Marcos Ginotti Pires detalha linha de ação policial / Imagens: José Aldinan

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Marcos Ginotti Pires, detalhou melhor como se dará esse novo formato de investida policial. “São duas modalidades de policiamento: o policiamento satélite e o policiamento solidário, onde teremos setores previamente definidos, quando viaturas estarão em pontos base para recepção de público e também fazendo visitas a estabelecimentos comerciais e bloqueios em vias, com o objetivo primeiro de buscar drogas e armas e de todos aqueles que estejam à margem da lei”, disse.

Policiamento satélite

O desenho foi idealizado pelo Comando-Geral da corporação, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SESP), e tem o objetivo de evitar crimes contra comércios e a população de rua por meio do policiamento de proximidade. Além de Ponta Grossa, outras cidades como Guarapuava, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu também serão contempladas com a modalidade de policiamento.

Programa

De acordo com a SESP, o policiamento conta com viaturas localizadas em um perímetro, totalizando, aproximadamente, 30 policiais militares solidários em uma mesma ação. O alcance é de um raio de três quilômetros, principalmente de áreas com maior índice de criminalidade na comparação com as demais, grande circulação de pessoas e comércios de rua.

A distância de segurança entre uma equipe policial e outra é de, no máximo, duas quadras, possibilitando até mesmo contato visual. O foco é a prevenção e a proximidade com a população, além de mini-bloqueios para fiscalização de trânsito.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile