em

Polícia prende suspeitos de cortar árvores exóticas em PG

Duas pessoas foram presas na tarde da última segunda-feira (5) pelas equipes da Polícia Ambiental de Ponta Grossa. Elas são suspeitas de cortar árvores exóticas em um imóvel no bairro Nova Rússia. Os detidos já haviam sido alertados pelas equipes no dia 8 de fevereiro. Segundo a polícia, uma vistoria na área foi realizada no início do mês passado e na ocasião foi constatado de 12 árvores, em área aproximada de 0,1 hectare, entre 15 e 30 metros de um curso hídrico, semelhante a um córrego de preservação permanente.

O responsável pelo imóvel teria apresentado à polícia uma autorização florestal para o corte das espécies e afirmou que o corte estava de acordo com a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Equipes da Polícia Ambiental chegaram a confirmar a autorização com a Prefeitura. Na época, o Município informou que a autorização estava de acordo com as normas ambientais.

Mesmo assim, os policiais orientaram os envolvidos de que a área próxima ao córrego deveria permanecer embargada até o parecer conclusivo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Na tarde de segunda, a Polícia Ambiental voltou ao local, após parecer emitido pela Câmara Técnica do IAP, e constatou que houve cortes da vegetação próximo ao córrego, após orientação verbal por parte dos policiais. Apenas um pinheiro araucária ainda não havia sido cortado.

De acordo com o IAP, os cortes na área próxima ao córrego estavam de fato irregulares. Diante da situação, os envolvidos receberam voz de prisão e foram levados à delegacia. Duas motosserras também foram apreendidas no local.

Árvores estavam localizadas próximo a um córrego de preservação permanente. (Foto: Polícia Ambiental/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.