Menu
em

PM registra 3,2 mil acidentes de trânsito em Ponta Grossa

Mais de 3,2 mil acidentes de trânsito foram registrados no ano de 2019 em Ponta Grossa. O número é 8,4% maior que as ocorrências registradas em 2018, com pouco mais de 2,9 mil acidentes. De acordo com a Polícia Militar, a proporção de acréscimo de registros foi de 5,95% a mais de atendimentos de acidentes feitos por policiais de trânsito, no local dos fatos, e de 7,39% de atendimentos efetivados na Secretaria do Pelotão de Trânsito.

"A Polícia Militar atende e registra acidentes em Ponta Grossa, através do Pelotão de Trânsito, sob três modalidades: no local dos fatos, através de equipes de policiais de trânsito, no caso de acidentes com vítimas ou quando há indícios de crimes; na Secretaria do Pelotão de Trânsito; e através da internet, pelo website do Bateu, no caso de acidentes que envolvam apenas danos materiais, sem vítimas feridas", explica a PM.

Feridos

Os atendimentos prestados no local dos fatos também sofreram acréscimo, passando de 1208 casos em 2018 para 1275 em 2019 – aumento de 5,46%. Outro dado levantado é que houve aumento no registro de acidentes com e sem vítimas em Ponta Grossa.

Em 2018, 938 dos acidentes registrados pela PM no local e na Secretaria resultaram em ferimentos em, pelo menos, um envolvido, enquanto 582 acidentes não resultaram em vítimas feridas. Já em 2019, o número de acidentes com ferimentos passou para 1030, sofrendo aumento de 5,42%. Nos acidentes com pessoas feridas, o número foi de 608, aumentando em 6,85%.

Maior incidência

Entre as vias urbanas, a com maior volume de acidentes registrados foi a avenida General Carlos Cavalcanti, local onde ocorreram 63 acidentes ocorridos em Ponta Grossa no ano passado.

O segundo local com maior incidência foi a rua Balduíno Taques, com 54 acidentes. Também houve o registro de 49 acidentes na avenida Visconde de Mauá; 49 casos na avenida Visconde de Taunay, e 43 na avenida Ernesto Vilela.

Aumento

De acordo com a Polícia Militar, o aumento dos acidentes é, de certo modo, proporcional também ao aumento da frota de veículos registrados em Ponta Grossa. Em janeiro de 2018, o quantitativo de veículos no município era de 198.791, aumentando em 6,43% até novembro de 2019, quando o total chegou a 211.574.

"A construção de um trânsito mais seguro e consciente depende da participação de todos os usuários das vias urbanas. Dirigir com responsabilidade, consciência e respeito às leis de trânsito é o principal fator que contribui para a prevenção de Acidentes", garantiu o órgão.

Orientações

Caso o condutor venha se envolver em acidente de trânsito, a PM recomenda que sejam adotadas as medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente verificando a situação dos envolvidos, prestando primeiros socorros e acionando socorro médico, se necessário.

"Também, vale ressaltar a importância em solicitar ajuda dos demais usuários da via, isolando o local até a chegada de equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu", orienta a polícia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile