em

PM de Irati alerta para golpe do falso sequestro

A Polícia Militar de Irati está alertando a população sobre o alto número de tentativas de estelionatários que estão aplicando o golpe do falso sequestro. O crime já não é novo. O autor finge ter sequestrado amigo ou familiar da vítima, e pede dinheiro em troca da liberdade da pessoa. Muitas vezes, devido ao forte abalo emocional, existem pessoas que acabam efetuando depósitos.

Segundo a PM, só na manhã desta sexta-feira (14), foram registradas quatro denúncias de ligações tentando aplicar o golpe. Confira as orientação da polícia para não ser enganado:

 

ENTENDA O GOLPE

 

Os golpistas ligam para as vítimas informando que um membro da família foi sequestrado, dizendo, ainda, que caso não haja o depósito de certa quantia de dinheiro em uma conta que será fornecida, este ente familiar será ferido ou morto.

 

FORMAS DE PREVENÇÃO

 

Tente manter a calma e, se possível, enquanto conversa com o possível golpista, peça para que outra pessoa tente localizar o familiar que está sendo citado. Normalmente esses golpistas não sabem informar o nome do familiar que, em tese, foi sequestrado. Por isso, não pronuncie nenhum nome. Além disso, verifique o identificador de chamadas e desconfie de DDDs diferentes. É comum, também, que outras pessoas, escolhidas pelos golpistas, comecem a se passar pelos familiares, solicitando ajuda, e pedindo para que realize o depósito logo, pois está com medo de morrer.

Outra recomendação importante é referente à exposição de rotinas nas redes sociais. Tome cuidado com as fotos divulgadas, tais como locais onde os filhos estudam, locais onde trabalham, chek-ins diários, etc.

 

Então, reforçando: mantenha a calma! É comum que alguns dados repassados pelos golpistas coincidam com os de sua família. Não deixe de contatar a polícia e repassar toda a situação antes de realizar o depósito de qualquer valor. Assim, em caso de dúvida, você será devidamente orientado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.