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Plano Estadual de Logística em Transporte será discutido em PG

Foto: Ilustrativa

A partir desta sexta-feira (15), será realizada uma rodada de oito reuniões, nas principais cidades-polo do Paraná, para atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte – PELT 2035. Nos encontros, representantes de entidades do setor produtivo, da sociedade civil organizada e do poder público analisarão todas as obras prioritárias contidas no PELT, apontando quais avançaram nos últimos anos, além de outras intervenções que consideram importantes para aprimorar a infraestrutura de todo o Estado e de cada região.

Elaborada em uma construção coletiva que envolveu representantes de diversas entidades, a última versão do PELT foi lançada em 2016. O plano apresenta 99 obras e projetos prioritários para que o Estado elimine gargalos logísticos até 2035, o que resultaria em maior eficiência, menores custos e mais competitividade para o setor produtivo. Do total de intervenções, 60% diziam respeito a rodovias, 15% ao Porto de Paranaguá, 15% a aeroportos e 10% a ferrovias. O material traz ainda informações sobre hidrovias, dutovias e infovias.

Agora, com coordenação técnica do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), as lideranças regionais vão indicar o que segue como prioridade.

“Vários desses projetos já foram realizados ou estão em andamento”, diz o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr. “Mas ainda há muito a ser feito, por isso é importante ouvir as lideranças para entender quais são as prioridades atuais de cada região”, completa.

Agenda de reuniões

A série de reuniões para atualização do PELT 2035 começa nesta sexta-feira (15), em Londrina. Nas semanas seguintes, acontecerão encontros em Maringá (dia 19), Cascavel (20), Francisco Beltrão (21), Pato Branco (22), Guarapuava (27), Ponta Grossa (28) e Curitiba (29). Esses eventos serão abertos a lideranças empresariais e técnicos indicados pelas entidades, que revisarão todas as obras que constam no PELT, apontando quais já evoluíram e indicando outras intervenções que precisam ser colocadas entre as prioridades para cada região.

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, afirma que o PELT apresenta uma visão de futuro do setor produtivo e da sociedade sobre as necessidades de infraestrutura do Paraná e, por isso, é importante que seja revisado com frequência. “Nossa intenção é fornecer subsídios atualizados para que as diferentes esferas de governo tenham condições de tomar decisões nessa área que estejam alinhadas com as necessidades das empresas e da população”, afirma.

Entre as entidades que contribuíram com o PELT e agora participarão da atualização estão o Movimento Pró-Paraná, o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), além do G7 – grupo do qual fazem parte a Fiep e as Federações da Agricultura (Faep), do Comércio (Fecomércio), das Cooperativas (Ocepar), dos Transportes (Fetranspar) e das Associações Comerciais (Faciap), além da Associação Comercial do Paraná (ACP).

A última versão da publicação pode ser acessada pelo link www.t2m.io/pelt2035.

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