em

Plano de Demissão Voluntária de servidores será votado em PG

Se aprovado, servidores públicos podem ser indenizados em caso de demissão voluntária

Sessão plenária da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa
(Foto: Divulgação / CMPG)

A Câmara Municipal de Ponta Grossa promete tomar decisões importantes nesta segunda-feira (11). Além dos aguardados projetos do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana, os vereadores também deverão votar, nesta tarde, o projeto que trata do Plano de Demissão Voluntária (PDV) de empregados públicos municipais.

Plano de Demissão Voluntária

O PL 42/22 é de autoria do Poder Executivo, e pode ser uma forma de reduzir custos com a folha de pagamento de servidores municipais e, em teoria, também pode otimizar os serviços públicos.

Pela proposta, o Município aceitaria a demissão voluntária de servidores públicos que, em troca, receberiam indenização pelo tempo de serviço prestado e supostas condições vantajosa para seu desligamento junto à prefeitura. Em tese, a medida seria ideal para servidores em fim de carreira, que estejam próximos da aposentadoria e percebam vantagem em antecipar sua saída do cargo que ocupam. Também tende a interessar servidores que já estejam pensando em sair do serviço público, mas temem perda de direitos.

Menos gastos

Da parte da prefeitura, a redução no número de servidores efetivos abriria a possibilidade de contratação de novos servidores, o que resultaria no pagamento de salários menores, por se tratarem de servidores em início de carreira. Isso diminuiria gastos com índice de pessoal e pode também renovar ânimos no atendimento direto ao público e na realização de serviços internos.

Pautas polêmicas

O PDV tinha prazo de análise pelas comissões de Finanças e de Obras da Câmara até 22 de abril. Porém, esses estudos parecem ter sido antecipados, e foram colocados na pauta do dia desta segunda-feira, em meio a uma série de outros temas polêmicos, que devem movimentar debates em plenário e em vários segmentos da sociedade ponta-grossense.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.