Menu
em

Placa de monumento é furtada diante da prefeitura

Município vem sofrendo com constantes ações de ladrões de metais

Monumento é, agora, mais um sem placa de identificação na cidade Foto: José Aldinan

Mais um monumento de Ponta Grossa foi danificado pela ação de vândalos ou, simplesmente, por ladrões de peças de metal. Dessa vez, o crime ocorreu diante do edifício sede da Prefeitura Municipal. O busto de David Federmann teve a placa de identificação arrancada.

O objeto, em bronze, trazia a seguinte inscrição: “Sede do Governo Municipal David Federmann: homenagem do povo de Ponta Grossa ao ilustre homem público que dedicou a sua existência às causas justas”. Trazia a data “maio de 1982”, sugerindo que a homenagem resistiu ao tempo e ao vandalismo por cerca de 40 anos.

Conforme detalhado no portal da Câmara Municipal de Vereadores, David Federmann foi presidente da Câmara entre 11 de março de 1955 e 21 de novembro do mesmo ano. Documentos revelam que também foi deputado e exerceu a medicina no atendimento direto à população, ao lado de outros importantes nomes como Francisco Búrzio e Amadeu Puppi.

Uma informação extra-oficial sugere que a placa furtada teria sido recuperada em ação da Guarda Civil Municipal. A reportagem questionou o Município se houve registro do furto ou de recuperação da placa do monumento, ou mesmo prisão de suspeito. Não houve resposta até a publicação desta nota.

Furtos

O Diário dos Campos e portal dcmais vêm noticiando, com frequência, os furtos de metal, especialmente de monumentos e cemitérios. Pelo menos duas leis municipais já têm por objetivo inibir a prática. A Lei 14.113/2021 proíbe o comércio e cobre, alumínio e materiais semelhantes – em forma de fios e cabos – sem comprovação de origem. A Lei 13.699/2020 prevê o cadastro de todos que comercializem metal junto a empresas do setor. Ambas seguem sem regulamentação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile