em

PL estabelece diretrizes sobre os cuidados com animais comunitários em PG

A parlamentar argumenta que o animal deverá ser mantido no local onde mora, mas terá cuidados do governo municipal (foto: Arquivo DC)

A vereadora de Ponta Grossa, Josi do Coletivo (PSOL), protocolou um Projeto de Lei 380/2023 para estabelecer diretrizes de cuidados dos animais comunitários no município.

De acordo com a proposta, o “fica considerado como animal comunitário aquele que, apesar de não ter proprietário definido e único, estabeleceu com membros da população local onde vive vínculos de afeto, dependência e manutenção”, diz o texto.

A parlamentar argumenta que o animal deverá ser mantido no local onde mora, mas terá cuidados do governo municipal: atendimento médico veterinário gratuito, esterilização e identificação. “Muitos tratadores, apesar de proteger os cães e gatos existentes nas ruas da cidade, não possuem condições financeiras de arcar com as despesas de tratamentos médicos e de esterilização”, explica o Projeto de Lei.

Responsáveis

“Serão responsáveis-tratadores do animal comunitário aqueles membros da comunidade que com ele tenham estabelecido vínculos de afeto e dependência recíproca e que para tal fim se disponham voluntariamente”, completa o PL. O texto ainda ressalta que os responsáveis-tratadores deverão ser cadastrados.

Leia mais: Saiba em quais cidades moram os ganhadores de R$ 10 mil do Nota Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.