Menu
em

Pista de caminhada em PG pode homenagear policial militar

Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Paulo Balansin (PSD), propõe homenagear atleta que destacou o nome de Ponta Grossa ao longo de sua trajetória, tendo participado de competições de Cross-Country na Polônia, Suíça e em Portugal. Trata-se do policial militar Gentil Custódio de Melo, que pode dar nome à pista de caminhada de Ponta Grossa, no entorno do Lago de Olarias.

Gentil Custódio de Melo

Conforme o texto do PL, Gentil Custódio de Melo nasceu em Siqueira Campos em 1951, mas foi em Ponta Grossa que atuou como Policial Militar e se destacou, a partir dos 21 anos de idade, também como corredor. Inicialmente, foi convidado a participar de prova pela Polícia Militar, alcançando boas colocações no pódio.

“Foi o grande nome do pedestrianismo da Polícia Militar do Paraná e, durante sua trajetória profissional, foi vencedor de provas por todo o Brasil, elevando o nome da PMPR e ainda competindo nas corridas rústicas como forma de motivação para os atletas”, descreve a justificativa do projeto.

Gentil Custódio de Melo / Foto: Arquivo Pessoal

Competições internacionais

Conforme o levantamento trazido pelo vereador, Gentil representou o Brasil em três edições do Campeonato Mundial de Cross-Country, na Polônia, Suíça e em Portugal. Participou de um Mundial de Revezamento de Maratona, onde os atletas disputavam a prova em distâncias diferentes. Também foi campeão do Sul-americando Militar.

Gentil também teve muitas conquistas nos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) e participou por várias vezes da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Mesmo veterano, seguiu competindo nos anos 1990 até que uma doença congênita no coração o obrigou a encerrar a carreira de corredor, vindo a falecer em 2022, na Santa Casa de Ponta Grossa.

Trâmite do PL

O Projeto de Lei 228/2023 (leia aqui o conteúdo na íntegra) foi votado e aprovado em primeira discussão nessa semana, e será votado em segunda discussão na segunda-feira (4).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile