em

PG imuniza 47% do público-alvo para gripe

Foto: Arquivo DC

O município de Ponta Grossa realizou, até o momento, a vacinação de 47% do público-alvo destinado a receber imunização contra Influenza. O dado consta no portal Localiza SUS, e foi consultado pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, na tarde dessa terça-feira (22).

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou o dado. Após mais de dois meses de campanha, e com previsão de término em 9 de junho, o índice de vacinação é considerada baixo. No entanto, Ponta Grossa está acima da média nacional, que é de 35,2%, e acima da média estadual (41,5%).

“Aplicamos  pouco mais de 60.700 doses, mas nos agendamentos diários sobram vagas, além do problema que alguns grupos conflitam com a campanha covid-19”, informou a FMS. De fato, por recomendação do Ministério da Saúde, deve haver intervalos de, pelo menos, 15 dias entre a dose de imunizante contra covid-19 e contra gripe.

Grupos

Questionada sobre a possibilidade de expandir a imunização para outros grupos, diante de uma possível sobra de doses para imunização contra gripe, a FMS informou que “Ponta Grossa segue o cronograma estipulado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)”.

A Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR), por sua vez, informou que a 23ª Campanha de Vacinação contra a gripe está na última etapa de imunização. A meta preconizada pelo  Ministério da Saúde é de alcançar 90% de cobertura dos grupos  preconizados. 

Agendamento

Até o final da tarde dessa terça-feira (22) seguia aberto o agendamento para vacinação contra gripe, no portal da prefeitura (pontagrossa.pr.gov.br). A imunização ocorre nessa quarta-feira (23). O foco são idosos, professores, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes ou puérperas (45 dias), pessoas com comorbidades, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e trabalhadores de transporte coletivo. Nessa terça-feira também houve aplicação. Foram agendadas 440 das 720 vagas disponíveis. Outras foram aplicadas sob livre demanda.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.