em

PG vai aplicar quarta dose em público acima de 80 anos

Agendamento deve iniciar após envio de doses pela SESA

Foto: Arquivo DC / José Aldinan

O Ministério da Saúde informou, nessa quarta-feira (23), a recomendação para que seja aplicada a segunda dose de reforço (4ª dose) de imunizante contra covid em idosos acima de 80 anos. Diante do anúncio, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que, assim que for oficialmente confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) a aplicação no Paraná, o município de Ponta Grossa irá se organizar para agendamento desse público. Segundo a Prefeitura, o município tem 6.592 pessoas com 80 anos ou mais. 

Quarta dose de imunizante

Consultada pelo Diário dos Campos e portal dcmais, a SESA informou que não possui estoque, e apenas “aguarda o envio de doses direcionadas para esta finalidade”. A vacinação é apontada como principal motivo para a redução na gravidade dos casos de covid.

Em Ponta Grossa, dados do vacinômetro apontam que 97,2% da população vacinável (com 5 anos ou mais) recebeu, pelo menos, uma dose. As duas doses (ou dose única) foram aplicadas em 88,3% do público. Em meio às crianças com idade entre 5 e 11 anos, a taxa de vacinação passa de 69%. A dose de reforço (3ª dose) já foi aplicada em 57,3% de toda a população ponta-grossense.

Estatísticas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) atualizou as estatísticas das médias móveis em Ponta Grossa. O número de casos confirmados nos últimos 14 dias foi 61,6% menor que o registrado nos 14 dias anteriores. O número de óbitos também foi, nesse período, 69,% menor que o verificado no período anterior. Os dados sugerem que a doença segue em retração. Nessa quarta-feira (23) havia 2 pacientes em enfermaria e 1 em UTI, 59 novos casos e 1 novo óbito.

Óbitos

As estatísticas confirmam a significativa redução de mortes ocasionadas pelo SARS-CoV-2 no primeiro trimestre deste ano, no comparativo com o mesmo período, em 2021. Em janeiro do ano passado 104 ponta-grossenses morreram. Em janeiro deste ano, foram 12 óbitos. Em fevereiro de 2021 houve 117 mortes pela covid, enquanto que no mês passado foram 36 mortes. Ponta Grossa registrou, em março de 2021, um total de 322 mortes. Em março de 2022, até o início desta semana, foram 18.

Casos

O número de contágios, ao contrário, foi bem maior neste ano que em 2021. Os dois primeiros meses de 2021 tiveram 10.703 casos confirmados. Os dois primeiros meses de 2022 tiveram 23.336 casos. Março do ano passado teve 7.747 casos, enquanto que este mês, até terça-feira (22), registrou 706 casos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.