em

PG vai ampliar oferta de 2ª dose para crianças na próxima semana

Imunização contra covid-19 deve ter novo fôlego após mutirão para vacinação contra sarampo

Foto: José Cruz / Agência Brasil Saúde

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que deve ampliar, na próxima semana, o agendamento de 2ª dose para crianças entre 5 e 11 anos, na imunização contra covid-19. A informação foi repassada à reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, após questionamentos de leitores em relação à demora no chamamento desse público.

2ª dose para crianças

A maioria dos comentários destacou que ainda não houve chamamento para crianças que tomaram Pfizer em 19 de fevereiro. Em teoria, a aplicação da segunda dose deveria ocorrer 56 dias após a primeira dose, mas já se passaram 66 dias.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), existe um calendário vacinal de outros imunizantes, como gripe de idosos, gripe para crianças, e também agora a de sarampo. A segunda dose de vacina pediátrica contra covid é encaixada dentro dessa programação, razão pela qual nem todas as crianças tiveram a aplicação agendada ainda.

“Agora, na próxima semana, haverá agendamento de D2 com maior frequência e já está previsto que a vacinação contra a covid dessas crianças fique em dia”, garantiu a FMS.

Sobre a questão do prazo, a FMS disse que não há qualquer consequência na imunidade da pessoa que recebeu a D1 e ainda aguarda a aplicação da D2. Também reiterou a importância de aguardar o agendamento, que será informado por meio da consulta por CPF do pai ou responsável, no site da FMS.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.