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PG terá centro tecnológico para fiscalizar transporte público

Foto: Divulgação

O transporte público de Ponta Grossa terá, nas próximas semanas, um Centro de Controle Operacional (CCO) no segundo andar da rodoviária. O espaço, que estava ocioso desde o fechamento do restaurante da Apadevi, em 2016, agora será equipado com móveis, computadores, televisores e salas dedicadas para o monitoramento do transporte coletivo.

A estrutura faz parte de um acordo Termo de Ajuste de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas para adequação e fiscalização do sistema de transporte na cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Honesko, o sistema irá reforçar ainda mais a fiscalização e agilizar o processo de trabalho do setor.

“É uma estrutura em tempo real para verificarmos as rotas, a bilhetagem eletrônica, os cadastros e o que necessita de mudança. Dessa forma, conseguimos tornar o trabalho mais ágil e dinâmico para o usuário”, explica.

Segurança

Todo o sistema será controlado por aproximadamente 15 funcionários do Departamento de Transporte. O Centro de Controle Operacional terá acesso restrito. Somente os funcionários poderão adentrar o local, já que muitos cadastros e informações pessoais estarão disponíveis no local. Inclusive, a prefeitura instalou vidros foscos para que as pessoas que passam pela rodoviária não consigam enxergar nenhum desses dados. As instalações podem estar concluídas já neste mês.

Mudanças nas linhas

Atualmente, são 95 linhas de ônibus no transporte coletivo da cidade, além de 360 mil cadastros de usuários que usam ou já usaram a bilhetagem eletrônica.

Para que uma nova linha seja adicionada no transporte coletivo ela deve seguir alguns requisitos, de acordo com o coordenador do Departamento de Transporte, Diego Felipe Vaz. “Nós verificamos primeiro a demanda de passageiros via sistema e depois mandamos um fiscal pessoalmente. Então, vemos o tempo que a linha leva para cumprir a rota e, por último, se essa rota é adequada para atender a demanda”, exemplifica. Ainda segundo Vaz, os pedidos de novas rotas podem ser protocolados via Ouvidoria 156 e também são identificados pelos servidores do departamento.

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