em

PG tem segundo maior número de unidades de saúde do estado

A cidade de Ponta Grossa é aquela que possui o segundo maior número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) por habitante, dentre os oito municípios mais populosos do Paraná. É o que aponta um levantamento realizado pela reportagem do DC, com base em informações fornecidas pelas prefeituras das cidades pesquisadas, via assessorias de imprensa ou por meio dos portais oficiais.

De acordo com a prefeitura de Ponta Grossa, atualmente existem 54 UBS disponíveis para o atendimento da população. O número é o mesmo verificado em Londrina onde, no entanto, está o segundo maior número de habitantes do estado.

Se for analisado o comparativo população/UBS, Ponta Grossa teria uma média de 6,5 mil pessoas atendidas em cada unidade. Nos demais municípios, essa média é superior a 8,9 mil, o que indicaria que Ponta Grossa tem uma menor superlotação nos atendimentos realizados nessas unidades. A exceção é Guarapuava que, com 33 UBS, atenderia uma média de 5,5 mil pessoas por habitante.

A estatística leva em conta apenas os imóveis estruturados para atendimento e a estimativa populacional dos municípios. Não foram considerados taxa de atendimentos realizados periodicamente nas unidades, eventuais horários de atendimento estendidos, equipes médicas ou área de abrangência das UBS, por exemplo.

Para o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco, o número é um indicativo incontestável de como o município procura investir na saúde primária. “Além da saúde primária, é preciso lembrar que tomamos conta de dois hospitais que deveriam ser da conta do estado, mas são do município, além da UPA. Não vamos entrar nesse mérito, porque a gente faz o possível para atender bem, mas se não precisássemos investir na saúde especializada, o número de UBS poderia ser ainda maior”, diz.

 

Geografia

Manjabosco destaca que o município vem procurando instalar novas UBS adequadas ao crescimento da cidade. “A gente olha, geograficamente, onde está a população mais carente e distante, e aloca a unidade nas proximidades, para que essas pessoas se desloquem o menos possível. Para atender a população mais abastada, criamos unidades mais centralizadas”, fala, acrescentando que a prefeitura revisa os dados anualmente, remanejando equipes, e considerando também o surgimento de novos residenciais.

 

Superpostos

Para dar conta dessa demanda, nos últimos anos a prefeitura vem construindo os chamados “superpostos”. São UBS com área maior do que as unidades preexistentes, que possibilitam a oferta de novos serviços ou programas. Atualmente são seis os superpostos, distribuídos nas regiões do Costa Rica, Jardim Cerejeiras, Jardim Gralha Azul, Bonsucesso, Jardim Jacarandá e Núcleo Recanto Verde. O mais novo está em obras, nas proximidades da biblioteca pública.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.