Menu
em

PG tem pelo menos 20 possíveis candidatos para 2022

Foto aérea de Ponta Grossa

(Foto: Divulgação)

Ponta Grossa, quarta maior cidade do Paraná, tem o quarto maior colégio eleitoral do Estado, com quase 240 mil eleitores. Diante disso, é natural que os grupos políticos locais se motivem a cogitar possíveis candidatos para as eleições deste ano. Até ontem, conforme apuração da reportagem, pelo menos 20 nomes com possibilidades reais de concorrer a um cargo legislativo estadual ou federal estão sendo cogitados.

O esforço dos dirigentes estaduais é que os partidos lancem chapa completa para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e à Câmara Federal, já este ano estarão proibidas as coligações proporcionais. No caso das federações que vierem a se consolidar – que é a união de dois ou mais partidos – a contagem total de candidatos se dá como se fosse um único partido.

Pelo PSD, partido do governador Ratinho Junior e da prefeita Elizabeth Schmidt, são dois possíveis candidatos ponta-grossenses. Segundo o presidente municipal da legenda, Elizeu Chociai, Sandro Alex – atualmente licenciado do cargo de deputado federal e secretário estadual de Infraestrutura e Logística – tentará reeleição à Câmara Federal, “e existe a possibilidade do ex-prefeito Marcelo Rangel se filiar e ser candidato a estadual pelo PSD também”. Recentemente, Rangel se desfiliou do PSDB. Chociai ressalta que o grupo político também apoiará, em Ponta Grossa, a candidatura do deputado estadual Hussein Bakri (PSD) à reeleição.

Pelo PSB, partido que pode formar federação com o PT e PC do B e PV, algumas pessoas também estão no páreo. Conforme o presidente municipal da legenda, o ex-vereador Pietro Arnaud, de definida, está a candidatura à reeleição do deputado federal Aliel Machado, em torno do qual o grupo estará unido. Já para a Assembleia Legislativa, entre os nomes citados para a disputa estão do próprio Pietro Arnaud, do vereador Geraldo Stocco, e do Professor Careca.

No União Brasil – partido criado a partir da fusão do DEM com o PSL- entre aqueles que podem participar da disputa está o atual deputado estadual Plauto Miró Guimarães, que tentará reeleição. O ex-vereador Rudolf Polaco e o vereador Dr. Zeca – este mais votado na eleição para vereador em 2020 – também poderão concorrer. Segundo Rudolf, a tendência é que ele dispute uma vaga para a Câmara Federal e Dr. Zeca à Alep.

O MDB, que discute possíveis federações com o PSDB, Cidadania e União Brasil, também deve ter representante de Ponta Grossa na disputa eleitoral. O vereador Julio Kuller, coordenador regional da legenda é o principal nome da sigla, embora ainda não esteja definido se ele sairia para deputado estadual ou federal.

Há grandes chances ainda que integrantes da família Canto tentem dobradinha nas eleições. A tendência é que a deputada estadual Mabel Canto, hoje filiada ao PSC, busque a reeleição e seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Jocelito Canto, dispute uma vaga na Câmara Federal. A dúvida seria por qual partido ambos concorreriam.

Jocelito Canto se desfiliou do PSC, mas ainda não anunciou em que partido deve se filiar. Mabel Canto também deve aproveitar a janela partidária para deixar o PSC. À reportagem, ela confirmou que tentará a reeleição e afirmou que recebeu convites de alguns partidos, mas ainda está decidindo para qual irá.

O ex-vereador Ricardo Zampieri também aponta que tenta viabilizar candidatura a deputado estadual. Ele, que era presidente municipal do Republicanos, anunciou nesta semana que está deixando o partido para compor uma sigla mais próxima e comprometida com as pautas do Governo Federal. No entanto, ainda não divulgou em qual partido deve se filiar.

O ex-deputado estadual e candidato a prefeito nas eleições de 2020 junto com Zampieri – candidato a vice – o empresário Marcio Pauliki, hoje filiado no Solidariedade, também está entre os cogitados a disputar o pleito. No entanto, ele afirmou que vai se posicionar sobre assuntos relacionados à política somente em abril.

Pelo PC do B, partido que pode oficializar uma federação com PT, PSB e PV, alguns nomes estão no páreo. Conforme o presidente estadual do partido, Elton Brarz, já há a definição por uma candidatura coletiva de mulheres da região para a Câmara Federal, encabeçada por Thaís Boamorte, advogada e militante da Aliança LGBTQIA. “Para estadual, ainda vamos debater a possibilidade”. Para senador, Brarz comenta que seu próprio nome vem sendo sugerido, mas ainda não há nada definido.

No PT, alguns nomes também estão sugeridos. São eles o do ex-vereador Geverson Tramontin e de Claudir Messias, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos para concorrer à Alep.

Edson Armando da Silva, do Partido dos Trabalhadores de PG também aponta uma possível candidatura coletiva envolvendo nomes da região, da qual participaria Celio Rodrigues. Sobre a candidatura do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Péricles de Holleben, Edson afirma que não há nada certo. “Claro que o partido gostaria muito que ele fosse candidato, sendo o principal nome a deputado estadual. Mas esta é uma decisão bem pessoal e que, por enquanto, não temos”.

O covereador do PSOL, de Guilherme Mazer, também está entre os nomes que podem figurar a disputa, embora não haja ainda confirmação pela direção do partido

Prazos

Os interessados em disputar a eleição, no entanto, devem ficar atentos aos prazos. Os atuais detentores de mandatos eleitos que desejam mudar de partido para disputar as eleições devem fazê-lo entre 3 de março e 1° de abril. Dia 2 de abril, seis meses antes do pleito, é data-limite para que todas as legendas obtenham o registro dos estatutos no TSE; para as federações, o prazo é 31 de maio. Mas, termina também em 2 de abril o prazo para que os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretende concorrer.

E, entre os dias 20 de julho e 5 de agosto vão acontecer as convenções partidárias, quando serão definidos os nomes de cada partido que vão concorrer. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro dos candidatos escolhidos.

Possíveis candidatos de Ponta Grossa

Sandro Alex (PSD)

Marcelo Rangel (sem partido)

Marcio Santos (PL)

Elton Brarz (PC do B)

Thaís Boamorte (PC do B)

Geverson Tramontin (PT)

Cleomir dos Metalúrgicos (PT)

Celio Rodrigues (PT)

Pietro Arnaud (PSB)

Aliel Machado (PSB)

Geraldo Stocco (PSB)

Professor Careca (PSB)

Rudolf Polaco (UB)

Plauto Miró Guimarães (UB)

Dr. Zeca (UB)

Julio Kuller (MDB)
Jocelito Canto (sem partido)

Mabel Canto (PSC)

Ricardo Zampieri (sem partido)

Marcio Pauliki (SD)

Guilherme Mazer (PSOL)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile