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PG tem maior queda de inadimplentes entre as maiores do interior do PR

Dados do Serasa apontam que do início de 2020 para o início de 2021 as cinco maiores cidades do Paraná tiveram queda no total de inadimplentes

Ao contrário do que de imaginaria, durante a pandemia o total de inadimplentes caiu nas maiores cidades do Paraná: do início do ano passado ao início desse, apenas em Cascavel o índice cresceu; Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa registraram queda, sendo a maior do interior em Ponta Grossa.

Os dado são de janeiro, referentes à pessoas físicas, e pertencem à um levantamento do Serasa Experian feito à pedidos da reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais.

De janeiro a janeiro,em Ponta Grossa o total de inadimplentes foi de 111.938 a 109.702, uma queda de aproximadamente 2%. Em Maringá a diferença foi de -1,17%, em Londrina de -1,2% e em Cascavel houve um aumento de 1,04%. A capital Curitiba teve uma variação de 4,6% no mesmo período.

Apesar disso, Ponta Grossa ainda é uma das que tem a maior taxa proporcional de inadimplentes, atrás apenas de Cascavel. Enquanto que na cidade do Oeste 30,97% da população consta como inadimplente junto ao Serasa, no município dos Campos Gerais são 30,87%. Entre as cinco maiores cidades do estado o melhor índice é em Maringá: 25,75%. Curitiba tem 28,76% da população inadimplente e Londrina 29,63%.

Evolução

Acompanhando os dados mês a mês percebe-se que a tendência, pelo menos nestes municípios, foi de um comportamento de crescimento seguinte de queda durante a pandemia. Em todos o total de inadimplentes cresceu em junho/2020, no comparativo com janeiro/2020, mas baixou de junho a janeiro de 2021. Em Curitiba a queda neste período de seis meses foi de 5,42%, em Maringá de -3,42%, em Londrina de -3,41%, em Ponta Grossa de -3,22% e em Cascavel de -2,6%.

Critérios

Conforme explica o economista Luiz Rabi, do Serasa Experian, são considerados inadimplentes todas aqueles que tenham compromissos não pagos e não resolvidos dentro de um prazo de 10 dias.

“A partir do momento que temos conhecimento de um compromisso vencido, seja porque o credor nos enviou esta informação ou porque um cheque tenha sido devolvido da compensação bancária, por exemplo, nós comunicamos ao devedor que ele tem 10 dias para resolver essa pendência. Se no 11º dia após o envio da carta não recebemos uma manifestação positiva do credor dizendo que a dívida foi paga, a empresa ou consumidor passa a fazer parte da bases de dados de inadimplentes e essa informação passa a ser exibida ao mercado”, explica o economista do Serasa Experian.

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