Menu
em

PG tem fila com mais de 9 mil pessoas em oftalmologia

Foto: Fábio Matavelli

Não é novidade que a busca por procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) obrigam, em algumas especialidades, à formação de uma longa fila de espera. A oftalmologia é uma das mais procuradas e, com o represamento de procedimentos eletivos devido aos momentos de avanço da pandemia de covid-19, a fila de espera se mantém intensa.

Em Ponta Grossa, a prefeitura disponibiliza as tabelas com o número de pacientes à espera de consulta com especialistas. No caso da Oftalmologia, há 9.659 pacientes à espera de atendimento. O número foi obtido pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, somando as nove categorias pelas quais o município agenda consultas, incluindo consulta envolvendo catarata, glaucoma, pterígio e consulta geral.

A situação não é muito diferente no caso de procedimentos cirúrgicos ou implantes, cuja regulação se dá por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Há cerca de um ano, após perceber que sua visão parecia estar piorando, Kelly Cristina Gordiano buscou atendimento médico em Ponta Grossa. Em meio à pandemia, conseguiu um encaixe e foi atendida no Centro Municipal de Especialidades, onde o médico confirmou o diagnóstico: ceratocone.
Como um dos tratamentos possíveis, surgiu a proposta do Crosslinking, e Kelly entrou na fila.

Ouvidoria
Diante da demora para chamamento, ela solicitou, via ouvidoria municipal da Saúde, informações sobre sua posição na fila de espera pelo procedimento. Descobriu, no final de junho, que havia 906 pessoas na sua frente. E Kelly já está com dificuldades para enxergar e tem fortes dores de cabeça.

Atendimento particular
“Depois do diagnóstico, eu fui em clínica particular, onde me receitaram um óculos e recomendaram o procedimento que custa R$ 7 mil. Mesmo com os óculos, o problema foi se agravando. Neste mês, meu olho direito está bem pior”, conta Kelly. Temendo uma piora ainda mais agressiva na visão, ela agendou o procedimento na rede particular, e agora corre para conseguir o dinheiro necessário.

Questionamentos
A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) a respeito dos números atualizados para o procedimento, quantas pessoas aguardavam em Ponta Grossa e qual foi o percentual de aumento ocasionado pela pandemia. Não houve resposta até o fechamento desta edição.

Crosslinking
O Crosslinking da córnea pode ser eficaz na estabilização do ceratocone. O método consiste no uso local de Vitamina B12, seguido por aplicação de luz ultravioleta A por alguns minutos. Depois é inserida uma lente terapêutica para ajudar na cicatrização. Após cerca de sete dias, a lente é retirada. O procedimento fortalece as fibras de colágeno, retardando o avanço da doença.

Ceratocone
O ceratocone é uma doença que leva ao aumento excessivo da curvatura da córnea, deixando-a fina e irregular. Entre os sintomas estão a diminuição da acuidade visual (visão embaçada), maior sensibilidade à luz, aumento da miopia e astigmatismo. Não tem cura, mas possui tratamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile