Menu
em

PG tem dois novos casos suspeitos de varíola dos macacos

Foto: Susana Vera

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) divulgou na tarde de hoje (10) o boletim semanal de casos da varíola dos macacos. Além de confirmar 16 novos episódios da doença no Paraná, o órgão oficializa 93 casos suspeitos no estado. Dentre eles, dois em Ponta Grossa (PG).

A Região dos Campos Gerais (3ª Regional de Saúde) também apresenta um caso suspeito da doença na cidade de Carambeí, a 15 quilômetros de PG. Os três casos regionais estão sob análise laboratorial. A SESA-PR não disponibiliza o perfil dos pacientes suspeitos.

Em contrapartida, as três suspeitas anteriores, que estavam em observação na cidade de Ponta Grossa, foram descartadas pela SESA-PR. Assim, o município ainda não registra episódios da varíola dos macacos.

Da mesma forma, os exames laboratoriais atestaram que um paciente de Castro, que estava sob suspeita, não contraiu o vírus. O caso está descartado nas estatísticas.

A Monkeypox ou “varíola dos macacos”, como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Casos confirmados

O Paraná contabiliza 52 casos da doença. São 49 em Curitiba, um em Maringá, um em Araucária e um em Cascavel. Dentre os pacientes, 49 são homens e apenas três são mulheres. Todas as vítimas têm entre 20 e 49 anos de idade.

Além dos 52 casos confirmados e de 93 suspeitos da varíola dos macacos, a SESA-PR já descartou 64 episódios da doença no estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile