Menu
em

PG tem apenas 2% dos testes com resultado positivo para covid

No mais recente boletim, cidade teve 1,3% de taxa de positividade

Foto: Anvisa

O município de Ponta Grossa registrou, no boletim desta quinta-feira (9), apenas cinco novos casos e nenhum novo óbito atribuído à covid-19. Em um total de 365 diagnósticos, somente 1,3% resultaram em confirmação de contágio, representando testes com resultado positivo para covid. O dado é referente apenas ao mais recente boletim, mas as estatísticas sugerem que o município está, neste momento, vencendo a pandemia.

Confira aqui o boletim completo da pandemia em Ponta Grossa

Testes com resultado positivo

Levantamento feito com base nos boletins oficiais divulgados pela Fundação Municipal de Saúde demonstra que a queda se tornou acentuada a partir do outubro. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais analisou os números da pandemia na última semana dos últimos seis meses.

Em junho, a última semana do mês apresentou diagnóstico positivo para covid em 1.279 pacientes, ou seja, em 28,3% dos exames realizados. Em julho, o percentual de positivos caiu para 11,5%, estatística que ficou praticamente inalterada em agosto (11,8%). Ainda considerando a última semana de cada mês, em setembro houve um aumento para 19,6%. E então houve uma mudança significativa no final de outubro, quando o percentual de testes positivos ficou em 9,9%.

O mês de novembro apresentou queda ainda maior. Os últimos sete dias do mês tiveram somente 54 novos casos confirmados, o que representou 2,1% dos exames. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma taxa de positividade inferior a 5% indica que a epidemia está sob controle.

Vacinação em PG

A principal justificativa para a queda no número de casos está na vacinação. Apesar do receio em relação à efetividade dos imunizantes no início deste ano, quando começou a campanha, a população aderiu ao cronograma. O vacinômetro da prefeitura, atualizado pela última vez em 30 de novembro, aponta que 98,9% da população vacinável (acima de 12 anos) recebeu pelo menos uma dose de imunizante. A segunda dose já foi aplicada em 76,4% da população, e uma parte (pelo menos 25,2 mil pessoas) já recebeu a terceira dose, também chamada dose de reforço.

Panorama no Paraná

Apesar da perspectiva otimista, autoridades sanitárias destacam a importância de manter o uso de máscara em ambientes públicos (fechados e ao ar livre), conforme determina a legislação estadual e municipal. Também orientam a manter constante higienização das mãos e distanciamento social.

Neste ano, houve pelo menos três curvas na pandemia, conforme apontava o boletim da covid-19 da SESA-PR em julho. O número maior de casos e óbitos ocorreu nos meses de janeiro, março e junho. Somente a partir de então ocorreu uma redução mais consistente em todo o Paraná.

Boletim da SESA-PR revela redução nos casos no Paraná / Imagem: Boletim Estadual da covid-19

Ainda assim, entre agosto e setembro os números ficaram quase que estáveis. A queda maior ocorreu a partir de outubro. A expectativa é que a manutenção dos cuidados básicos e do cronograma correto de vacinação possa evitar uma nova onda de contágios e a volta de restrições à circulação de pessoas.

Taxa de positivados* em Ponta Grossa

Junho 28,3%

Julho 11,5%

Agosto 11,8%

Setembro 19,6%

Outubro 9,98%

Novembro 2,1%

* Dados referentes à última semana de cada mês

FONTE: Boletim municipal da covid-19

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile