em

PG tem 44 motoristas disputando cada vaga de EstaR

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Ponta Grossa vem realizando a retirada de vagas de estacionamento no perímetro urbano da cidade. Estudos da AMTT apontaram a medida como necessária para adequar as ruas ao fluxo cada vez maior de veículos, principalmente em vias da área central. Em junho, o município ultrapassou a marca dos 201 mil veículos registrados.

Um levantamento realizado pelo DC junto às prefeituras dos cinco municípios com maior frota de veículos no estado, apontou que, embora Ponta Grossa esteja em quarta posição nesse quesito, ela é a cidade que oferece, proporcionalmente, o maior número de vagas por veículo. Em Ponta Grossa, a média é de 44,4 veículos disputando uma vaga, o que a coloca em quarto lugar no ranking da disputa pelo estacionamento. São pouco mais de 4,5 mil vagas para mais de 200 mil veículos. 

Em primeiro lugar aparece Londrina, que oferta 1.900 vagas para seus 376.884 veículos, o que faz com que 198 motoristas concorram a uma vaga. O município está em fase de ampliação desse número, passando a ofertar mais de 3 mil vagas. Ainda assim, se manteria no topo do ranking. Curitiba, com mais de 1,4 milhão de veículos e 12.164 vagas, aparece em segundo lugar nessa estatística, seguida por Maringá.

O coordenador de trânsito da AMTT em Ponta Grossa, João Rodrigo Pontes, destaca que o número de vagas vem suprindo a demanda dos últimos anos na cidade, e que a Autarquia segue buscando soluções para a melhoria do trânsito. “Importante destacar que, quando o estacionamento é retirado ou tem sua área ampliada, isso sempre é feito com base em estudos e naquilo que a maioria da população pede, a exemplo das novas áreas que receberam inclusão do EstaR”, garante. Para fins de cálculo, a reportagem desconsiderou as vagas fora do estacionamento regulamentado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.