em

PG tem 119 profissionais de saúde afastados com sintomas de covid-19

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, informou que Ponta Grossa tinha, até a última quarta-feira (1), 119 trabalhadores de saúde, de todos os hospitais e unidades básicas de saúde, afastados por sintomas de covid-19.

Nos últimos 15 dias, foram 201 notificações de profissionais sintomáticos. Destes, 82 apontaram resultado negativo para a doença. Os demais foram confirmados e/ou aguardam pelo resultado do teste.

Ainda de acordo com a Fundação Municipal de Saúde, desde o dia 1 de abril, foram 651 notificações de profissionais de saúde afastados com sintomas.

De acordo com o médico Rodrigo Manjabosco, secretário-adjunto da Fundação Municipal de Saúde, na quinta-feira (2), cerca de 15 trabalhadores da área da saúde estavam afastados das unidades, UPA e hospitais municipais, que teriam apresentado sintomas e/ou são contato de pessoas que tiveram a doença.

“Nosso cálculo mostra que 45% representa o número de profissionais afastados em Ponta Grossa, número que se iguala, inclusive à média nacional.

Já é uma média esperada, justamente porque tem a ver com o grau de exposição destes profissionais com o vírus e uma chance maior de contaminação”, explica.

A reportagem do DC também verificou, junto aos quatro hospitais de Ponta Grossa que atendem pacientes com covid-19, o número de profissionais que seguem afastados.

De acordo com o Hospital Universitário dos Campos Gerais (HURCG), 16 funcionários estão afastados e, destes, um apresentou resultado positivo para doença. Outro funcionário teve resultado negativo, enquanto os demais aguardam pelo resultado. Outros 16 profissionais que haviam sido afastados, já voltaram ao trabalho.

Segundo o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, o HURCG realiza a contratação de cerca de 40 técnicos de enfermagem, que já começaram a ser chamados na semana passada, através de processo seletivo, para suprir a demanda.

“Também fizemos alguns remanejamentos de profissionais que atuavam nas outras alas voltadas aos atendimentos eletivos e que foram suspensos por conta da pandemia”, destacou Krum.

A Santa Casa de Misericórdia está com cinco profissionais afastados, enquanto um foi confirmado para a covid-19 e outros quatro aguardam resultado. O hospital informou que não foi necessário realizar contratações para repor o quadro.

Hospital Bom Jesus, quatro profissionais foram afastados, onde dois foram confirmados para a doença, enquanto um apontou resultado negativo e o outro ainda espera pelo resultado do teste.

Dois profissionais que haviam sido afastados, já retornaram ao trabalho. Novas contratações para suprir a demanda de profissionais foram realizadas conforme apontou o diretor-técnico do Bom Jesus, Marco Antônio Moutinho.

No Hospital Unimed, 20 profissionais de saúde estão afastados, onde três apontaram resultado positivo para a doença, enquanto os demais aguardam pelo resultado.

Conforme apontou a assessoria de comunicação do hospital, 41 profissionais, que já haviam sido afastados anteriormente, apresentaram resultado negativo para a doença. Por conta dos afastamentos, 12 novos profissionais foram contratados pela casa hospitalar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.