em

PG supera meta nacional em vacinação contra a gripe

Em apenas uma semana, Ponta Grossa já superou o Brasil na imunização contra o vírus da Influenza. A campanha nacional de vacinação começou no dia 23 de abril e, desde o seu início até o dia 27, o município já conseguiu vacinar 21,14% do seu público-alvo.

Em todo o Brasil, foram vacinados 10,78% da população. Ponta Grossa também superou o Paraná, que imunizou 21,03% do público, até o momento. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde, Robson Xavier, Ponta Grossa já está o dobro da média nacional e acima da média do Estado. "Isso se deve ao trabalho intenso com as equipes de saúde da família e também à estratégia acertada de ampliar os locais de vacinação", aponta.

Neste ano, além das 17 salas fixas nas unidades, as equipes também estão vacinando em outros 33 postos de saúde. "Pedimos para que a população se dirija com tranquilidade até estes locais e incentivamos a todos para que se mantenham atentos à campanha para que possamos continuar mantendo estes níveis", comenta Robson.

Mais de 14 mil pessoas já tomaram a vacina durante a primeira semana da campanha em Ponta Grossa. A meta será imunizar 88 mil pessoas. O público-alvo são crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e doentes crônicos, e todos deverão levar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS. Já os pacientes acamados receberão a visita das equipes em seus domicílios.

Idosos fazem parte do público-alvo que deve ser imunizado. (Foto: Fábio Matavelli)

Vacinação

A população que não conseguir se vacinar em uma das 33 salas de vacina, localizada nas unidades mais próximas de casa, nas três datas pré-agendadas, poderá ir em qualquer uma das salas fixas. “Sala de vacina não tem limitação de território, sendo assim, a pessoa que perdeu os dias da vacina perto de casa poderá se dirigir a qualquer outra para ser imunizado”, destaca a enfermeira Michele Rodrigues.

Os professores serão vacinados somente nos postos com salas de vacinas fixas, ou seja, em uma das 17 espalhadas pela cidade. Eles já foram informados através da sua direção. Para a imunização, os educadores devem levar um documento com foto, bem como a declaração fornecida pela Secretaria de Saúde para as escolas, colégios, universidades e faculdades, e o cartão SUS. Esta declaração está disponível no site da Prefeitura de Ponta Grossa.

"Isso se deve ao trabalho intenso com as equipes de saúde da família e também à estratégia acertada de ampliar os locais de vacinação" – Robson Xavier, secretário adjunto da Secretaria de Saúde

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.