Ponta Grossa subiu, em três anos, três posições no ranking que avalia as melhores cidades em atendimento de serviço público do Brasil. O estudo Desafios da Gestão Municipal, divulgado nesta quinta-feira (31) pela consultoria Macroplan Analytics, coloca o município na 36ª posição entre as 100 maiores cidades brasileiras.
O levantamento tem como base o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que leva em conta 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento.
Análise feita pela reportagem do DC aponta que os indicadores saneamento e saúde foram bem avaliados em Ponta Grossa, enquanto os desafios estariam nas áreas de educação e segurança. A taxa de homicídios, por exemplo, é mais alta que a média das 100 cidades avaliadas. No quesito educação, a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pesou na nota final.
Três municípios do PR estão no top 10
Maringá ficou em primeiro lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras na oferta de serviços públicos. Curitiba alcançou a 5º posição e o posto de melhor capital no ranking. Cascavel ficou em 6º lugar.