Menu
em

PG sobe nove posições em ranking de competitividade dos municípios brasileiros

Foto: José Aldinan/Arquivo DC

Ponta Grossa subiu nove posições no Ranking de Competitividade dos Municípios. Elaborada anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (21). Em 2024, a cidade dos Campos Gerais aparece na 87ª no Brasil, com nota de 55.15.

O município se destacou em potenciais como saneamento; acesso à educação; funcionamento da máquina pública; inovação e dinamismo econômico; e qualidade da educação. Já entre os maiores desafios apontados pelo estudo estão segurança; qualidade da saúde; inserção econômica; meio ambiente; e sustentabilidade fiscal.

Embora seja um dos maiores municípios paranaenses, Ponta Grossa aparece apenas na 13ª posição no Estado, cujo ranking é liderado por Curitiba, com nota de 62.62.

1ª do Brasil

Florianópolis (SC) é a cidade mais competitiva do Brasil com nota de 65.26. Das 50 cidades mais competitivas da região Sul, oito ficam no Paraná. Curitiba ficou na 7ª posição no ranking nacional, e é a segunda cidade mais bem avaliada da região. Ainda no estado, também tiveram resultados relevantes Maringá (PR), que está em 9º lugar; e Pato Branco (PR), que subiu 34 posições em relação ao ano passado, o que lhe rendeu o 34º lugar.
No ranking nacional, São Paulo (SP) está em 2° lugar e Vitória (ES) está na 3ª posição.

O Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pela quinta vez pelo CLP. O levantamento apresenta os resultados detalhados dos 404 municípios do país com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile