em

PG registrou 209 alunos com covid nos últimos três meses

Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa registrou, nos últimos três meses, infecção por covid-19 em 209 alunos da rede municipal de ensino. O número se refere a todos os casos confirmados informados em escolas de ensino fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil, entre os meses de agosto e outubro deste ano.

Os dados foram repassados, a pedido da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (SME). De acordo com o Município, a maior parte dos casos positivos (182) foi verificada no ensino fundamental, enquanto que na educação infantil foram 27 casos confirmados.

No período analisado, o número de casos suspeitos foi de 684 alunos. A confirmação de contágio ocorreu, portanto, em cerca de 30% dos estudantes que tiveram suspeita.

Os números são inferiores aos verificados entre maio e julho, conforme reportagem publicada pelo DC anteriormente. Naqueles três meses foram 408 casos confirmados, representando 56,3% de todos os casos suspeitos.

Também houve queda no número de instituições de ensino que viram a necessidade de interromper as atividades, diante de possíveis surtos da doença. Entre maio e julho foram 24 escolas paralisadas. Entre agosto e outubro foram 17. Segundo a SME, não há nenhuma instituição com aulas interrompidas, neste momento.

Somando os dois períodos, o município registrou 617 casos confirmados entre alunos da rede municipal. Isso equivale a cerca de 1,9% de todos os 31.645 estudantes matriculados atualmente, e considera o período iniciado em maio, quando houve retorno gradual de aulas nas escolas.

Novos protocolos

A redução ocorre, mesmo com mudanças nos protocolos, adotados em consonância com a queda nos números da pandemia no município. Em agosto, o município seguiu recomendação do Governo do Estado e reduziu distanciamento entre os alunos (de 1,5m para 1m). Também em agosto, a SME anunciou a interrupção do ensino híbrido intercalado. Até as salas eram dividas em duas turmas, que se alternavam semanalmente entre ensino em sala de aula e através da TV. O ensino passou a ser presencial para todos, exceto para casos específicos. A SME mantém uso de máscaras, álcool gel e verificação de temperatura em todas as entradas de alunos.

Monitoramento

A SME destaca que os números de contágio se referem a informações coletadas junto aos pais de alunos. “O objetivo é monitorar casos de covid-19, evitando que as unidades possam se converter em focos de proliferação, o que efetivamente não ocorreu ao longo do ano.”, informa.

Os dados são coletados semanalmente pela Secretaria e cada caso novo deve ser informado pelas unidades ao Comitê Volta às Aulas, que avalia a situação e decide a necessidade de alguma medida, entre elas afastamento da turma, de profissionais ou direcionamento para as aulas remotas na unidade.

Casos de covid-19 em escolas municipais e CMEIs*

Maio a julho

724 alunos com suspeita

408 alunos infectados

24 escolas paralisadas

Agosto a outubro

684 alunos com suspeita

209 alunos infectados

17 escolas paralisadas

* FONTE: Prefeitura de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.