em

PG registra óbitos diários por covid desde fevereiro

Foto: Reprodução/PMPG

Esta segunda-feira (12) representou o 193º dia do ano 2021. Em todos esses dias, ao longo de pouco mais de seis meses, somente em quatro deles Ponta Grossa não registrou óbitos atribuídos à covid-19. Já são quase quatro meses de óbitos diários motivados pela pandemia.

Em janeiro, não houve mortes por covid-19 nos dias 6, 17 e 22. Em fevereiro, isso ocorreu no dia 14. Desde então, não se passou um dia sem que a lista de mortes trazida pelo Serviço Funerário Municipal não trouxesse ao menos uma morte causada pelo coronavírus.

Os números foram fornecidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), e não refletem os mesmos números dos boletins diários da doença. Os boletins trazem dados dos óbitos por data de divulgação, e não por data de óbito. Por essa razão, os boletins municipais não informaram óbito pelo SARS-CoV-2 entre os dias 11 e 12 de maio deste ano, embora tenham ocorrido.

Redução nas mortes

Nessa semana, por duas vezes (dias 5 e 6) o município voltou a registrar em boletim um óbito no dia, fato repetido no domingo (11). Embora isso não reflita, necessariamente, o número de falecimentos no período, o dado parece refletir a redução no número de casos e mortes verificada nos últimos dias, e faz crescer a esperança de que a vacinação possa estar agora levando à redução de mortes e na queda na taxa de ocupação de leitos.

Covid: PG registra mais três óbitos

A Prefeitura de Ponta Grossa informou, no boletim desta segunda-feira (12), o registro de três novos óbitos atribuídos à covid-19. Com isso, são 1.148 mortes desde o início da pandemia. Também foram informados 50 novos casos confirmados, totalizando agora 47.386 positivados. Há 26 óbitos aguardando laudos para determinar a causa da morte, e 16,5 mil pessoas estão em isolamento domiciliar.

Entre as três mortes informadas no último boletim, uma era de paciente com mais de 80 anos, uma de pessoa com idade entre 60 e 69 anos e uma era de paciente entre 50 e 59 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.