em

PG registra mais furtos e menos assaltos em 2017

A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou, na tarde dessa quinta-feira (18), as estatísticas referentes ao combate à criminalidade nos municípios do Paraná ao longo de 2017. Ponta Grossa teve aumentou ou redução, em diferentes níveis, nas diversas categorias apresentadas pelo relatório, mas alguns números chamam a atenção.

No caso dos roubos, quando algo é subtraído mediante ameaça, houve queda em residências, lojas e em espaços públicos. Já os furtos, quando algo é subtraído sem que a vítima perceba, tiveram aumento. O acréscimo foi verificado em residência e no comércio.

A situação reflete a média estadual. O número de roubos em todo o Paraná caiu 12,59%. O roubo a comércios em todas as regiões do Paraná caiu. A redução foi de 27,6% em todo o Estado. Os assaltos a residências também diminuíram no ano de 2017 comparado a 2016: 9% em todo o Estado. Já o roubo de veículos caiu 9,5% no Paraná.

“O acréscimo de três mil policiais militares em janeiro de 2017 melhorou a dinâmica operacional, assim como o incremento logístico, o poderio bélico e o aumento da presença policial”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato.

A apreensão de armas, conforme antecipou reportagem do DC há alguns dias, foi um dos destaques. O município registrou o maior número de apreensão de armas do Estado. Foi um aumento de 58% nas armas retiradas de circulação, apontando o esforço das equipes policiais por privar os criminosos de objetos com os quais possam praticar crimes, e também evitando os “crimes de ocasião”, como brigas. Na estatística estão incluídas armas de fogo e armas brancas, a exemplo de facas.

 

Crimes em Ponta Grossa

 

Tiveram redução

Furtos de veículos: -20%

Roubos consumados: -13,8%

Tráfico de drogas: -4%

Uso de drogas: -10,9%

Furtos em ambientes públicos: -1%

Roubos em ambientes públicos: -9,62%

Roubos em residências: -0,82%

Roubos em comércio: -17,3%

 

Tiveram aumento

Crimes contra a pessoa: +8,65%

Contra o patrimônio: +2,20

Contra a dignidade sexual: +34,59%

Contra a administração pública: +21,48%

Demais crimes consumados: +7,89%

Furtos consumados: +5,28%

Roubos de veículos: +4,92%

Ameaça: +9,54%

Lesão corporal: +13,92%

Furtos em residências: +5,76%

Furtos em comércio: +9,83%

Dados foram apresentados na tarde dessa quinta-feira pelo secretário Wagner Mesquita (AEN)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.