em

PG registra baixa procura por 2ª dose infantil

Adriano tomou a segunda dose e garantiu vida extra contra covid. Foto: José Aldinan

Dados disponibilizados no vacinômetro da Prefeitura de Ponta Grossa sugerem que é baixa a procura pela aplicação da 2ª dose infantil da vacina contra covid-19. Conforme apurado pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, até o início de segunda-feira (25), cerca de 8,5 mil doses haviam sido aplicadas para conclusão do esquema vacina das crianças com idade entre 5 e 11 anos. No entanto, já foram feitos 15.410 chamamentos públicos através do site da Prefeitura.


Os números se referem à aplicação entre entre os dias 7 de março e 19 de abril, período em que se consolidou a administração de segundas doses no público infantil. Conforme detalhado no documento, houve várias ocasiões em que a aplicação ficou bem abaixo da oferta. Nos dias 7 e 10 de março, por exemplo, havia a oferta de 1.000 segundas doses para as crianças, mas somente 222 doses foram aplicadas. Nos dias 31 de março e 1º de abril, o Município anunciou a oferta de 4.000 doses, mas aplicou 2.056.
A reportagem questionou o município sobre a exatidão dos números disponíveis no vacinômetro, e se existe a preocupação em relação à baixa adesão sobre o esquema vacinal completo. A prefeitura apenas informou que os dados que constam no vacinômetro são parciais, e que os dados dos dias 18 e 19 de abril, por exemplo, ainda serão incluídos e validados.

Segundas doses


A estimativa da Fundação Municipal de Saúde é que Ponta Grossa conta com 37 mil crianças com idade entre 5 e 11 anos. Dessas, 28.559 receberam primeira dose da vacina. Até o momento, somente 8,5 mil receberam a segunda dose e pelos menos 8 mil não receberam sequer a primeira dose. Adriano de Almeida Florenski, 57 anos, levou o neto, também Adriano, de sete anos de idade, para tomar a vacina nessa segunda-feira (25) na Estação Arte. “Tinha fila, mas estava andando rápido e foi tranquila a aplicação”, comentou o avô, que elogiou o atendimento. Mas, para ele, o que pode estar reduzindo o número de aplicações de segundas doses pediátricas é o sistema adotado no município. Um email deveria informar a data e horário de aplicação mas, até a última verificação, esse aviso não havia chegado para o pai de Adriano.

LEIA NO DCMAIS SOBRE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS: Confira as novas etapas para a vacinação de crianças na próxima semana

FAÇA SEU AGENDAMENTO OU CONSULTE SUA VACINAÇÃO

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.