em

PG registra 10 furtos e roubos de veículos em dois dias

A Polícia Militar registrou pelo menos 10 furtos ou roubos de veículos dentro do intervalo de pouco mais de 48 horas. A maior parte dos dados consta nos boletins de ocorrências verificadas nos dias 7 e 8, divulgados à imprensa pelo 1º Batalhão de Polícia Militar.

A maioria das situações corresponde a furtos, situações nas quais o proprietário deixou o veículo estacionado e, ao voltar, não o encontrou mais. No entanto, também houve roubos – quando o crime ocorre mediante ameaça. Na noite de sábado (7), o proprietário de uma caminhonete VW Amarok foi abordado na avenida Souza Naves, bairro Chapada. Três indivíduos, um deles portando arma de fogo, subtraíram o celular da vítima, dinheiro, e fugiram com o veículo.

Já no início da tarde desta segunda-feira (9), criminosos assaltaram uma unidade do mercado da família e, na fuga, levaram uma motocicleta de funcionária e um automóvel de cliente.

As demais ocorrências foram de furtos, em diversas regiões da cidade, incluindo os bairros Ronda, Uvaranas e Nova Rússia. A maioria dos casos, porém, foi na área central, em vias como Julia Wanderley, Bonifácio Vilela, Coronel Dulcídio, Riachuelo, Penteado de Almeida e Coronel Bittencourt.

Durante o final de semana, a PM também recuperou três veículos que haviam sido anteriormente furtados: um caminhão furtado na cidade de Marialva dia 7, um Peugeot 206, furtado em Ponta Grossa no dia 8, e um VW Gol, furtado no dia 7.

 

Redução histórica

Apesar do número alto de ocorrências verificadas no último final de semana até esta segunda-feira, os furtos de veículos vêm apresentando redução histórica. A 4ª Área Integrada de Segurança (4ª Asip), da qual Ponta Grossa faz parte, teve redução de 21,53% nesse tipo de crime, no comparativo entre 2018 e 2019. No ano anterior, a redução foi de 5%. Em 2017, a redução foi de 20,14%. Essa redução vem desde 2016, quando Ponta Grossa apresentou queda de 0,34% no crime, tendo sido a única Aisp a apresentar redução no furto de veículos.

 

Dicas para evitar furto de veículos

– Evite estacionar em ruas de pouco movimento e sem vigilância;

– Dê preferência a estabelecimentos públicos ou privados com estacionamento fechado;

– Invista em alarme, trava de ignição, trava de volante ou “trava carneiro”, especialmente em carros mais antigos;

– Evite deixar à vista objetos pessoais como bolsas, jaquetas e eletrônicos, que atraem os criminosos

– Mude a rotina. Se estaciona o veículo sempre nos mesmos horários e períodos, opte por diferentes locais. Os ladrões estão atentos a carros parados sempre nas mesmas vagas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.