em

PG recebe programa inovador de mobilidade urbana

O governo estadual e municipal lançaram na manhã de ontem (18) a implantação do programa 'Cidades Experimentais', que visa a melhoria de serviços de mobilidade urbana do município. A parceria para a realização desse projeto inovador no município tem a participação direta do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran).

A cidade de Ponta Grossa foi a primeira a ser escolhida para receber o projeto. "Queremos modernizar o Estado e aqui sabemos que o governo municipal é um entusiasta nesse quesito. Então acredito que o que será implementado aqui serão ideias que poderemos usar em outras cidades e estados do país", revela o governador em exercício, Darci Piana. O Governo do Estado firmou um termo de cooperação com a prefeitura para compartilhamento de informações e aperfeiçoamento de áreas técnicas para implementação do programa, que abre espaço para que startups apliquem, em um ambiente real, soluções tecnológicas de mobilidade urbana que busquem construir cidades mais inteligentes.

"Nós queremos que a tecnologia chegue até a população e ainda mais, queremos que isso seja usado em benefício dos paranaenses. Com a aplicação das ideias dessas startups que irão participar do projeto, nós poderemos modernizar a mobilidade urbana do Paraná inteiro", destaca Piana.

A diretora de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran-PR, Jaqueline Almeida, destaca que o governo já estuda levar esse projeto para outras cidades do Paraná. "Estamos nas tratativas, mas ainda não podemos relevar quais serão. Muitos gestores já estão interessados nessa inovação, já que podemos encontrar soluções de mobilidade urbana que podem mudar o fluxo de carros, por exemplo", explica. Almeida destaca que as mudanças que serão apontadas após a implantação do projeto serão analisadas por técnicos competentes do Detran e das cidades participantes, para entender a viabilidade e necessidade do que será modificado.

Segundo Jaqueline, as próprias soluções do Detran, como os aplicativos Detran Fácil e a carteira de motorista digital, são exemplos de tecnologia aplicada que trazem facilidades para os cidadãos. Os projetos de mobilidade também podem incluir, por exemplo, aplicativo de talonário eletrônico, boletim de acidente de trânsito, radar inteligente, ruas responsivas e rádio no smartphone para agentes de trânsito.

Ações

 Entre os projetos que podem ser desenvolvidos estão tecnologias que garantam engenharia de tráfego inteligente, educação para o trânsito, sustentabilidade, segurança no trânsito e fiscalização. A ideia é integrar inovações que tragam melhorias no tráfego urbano, no transporte público e em iniciativas que impactem na convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Startups

O Detran ainda estuda a forma como as startups serão convocadas para aplicação de inovações na cidade. Além da prefeitura, a iniciativa tem apoio da Celepar, universidades, parques e centros tecnológicos, empresas e instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.