Menu
em

PG recebe o lançamento do livro sobre a escritora Emília Dantas Ribas

O livro é uma homenagem à professora e escritora ponta-grossense Emília Dantas Ribas (foto: divulgação)

Os autores Jefferson Mainardes, Luísa Cristina dos Santos Fontes, Karina Campagnoli, Caroline Guebert e Renato van Wilpe Bach começam a distribuir os convites para o lançamento da obra “Vozes de Emília – a trajetória da escritora Emília Dantas Ribas”. O evento será no SESC – Estação Saudade, Ponta Grossa, no próximo dia 3 de novembro às 19 horas.

“Vozes de Emília”, editado e publicado pela Editora Texto e Contexto, foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific – Edital 011/2023), da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/Secretaria Municipal de Cultura.

Homenagem

O livro é uma homenagem à professora e escritora ponta-grossense Emília Dantas Ribas e, com muita justiça integra as comemorações do bicentenário da cidade de Ponta Grossa (2023) e do centenário da criação da Escola Normal de Ponta Grossa (atualmente, Instituto de Educação).

Emília faleceu há 45 anos. Consta ser a primeira mulher a escrever um romance nos Campos Gerais do Paraná, certamente uma pioneira nas letras. Nesse período, poucas menções foram feitas a ela e à sua obra. Uma menção importante foi a aprovação da Lei n o 4.636, de 9 de outubro de 1991, que instituiu o “Mérito Educacional Emília Dantas Ribas”, que se destina a premiar pessoas físicas ou jurídicas ponta-grossenses que tenham prestado relevantes serviços ou tenham se destacado no setor do ensino.

Sobre os autores

Caroline Aparecida Guebert

Historiadora. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e cursa o Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, sendo bolsista Capes. Realizou o Doutorado Sanduíche (PDSE-Capes), em Paris, no Centre de Recherche et de Documentation sur les Amériques (CREDA) –Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3.

Jefferson Mainardes

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Educação pela University of London. É professor do Departamento de Educação da UEPG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais, com foco em epistemologias da Política Educacional, políticas para o Ensino Fundamental e Ética em Pesquisa.

Karina Regalio Campagnoli

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela UEPG e doutoranda em Educação pela mesma universidade. É professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da UEPG e professora da Rede Municipal de Ponta Grossa.

Luísa Cristina dos Santos Fontes

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Linguística, pela mesma instituição. Professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Como pesquisadora, tem desenvolvido pesquisas sobre a literatura produzida por mulheres, com dedicação às primeiras escritoras paranaenses. Ocupa a Cadeira 2 da Academia Feminina de Letras do Paraná, cuja primeira ocupante é a escritora Helena Kolody.

Renato van Wilpe Bach

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Cirurgia Geral e Pediátrica. Mestre em Cirurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É Professor do Departamento de Medicina da UEPG.

Leia mais: Rodovia do Paraná levará o nome do ex-prefeito de Ivaí

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile