em

PG quer criar Companhia de Dança com bolsas de R$ 1,1 mil

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ponta Grossa quer criar a Companhia Municipal de Dança para o ensino da prática para a comunidade e oferta de bolsas para alunos selecionados no processo seletivo. O projeto de lei 277/2022, assinado pela prefeita Elizabeth Schmidt, foi encaminhado à Câmara de Vereadores no final do mês passado.

De acordo com o projeto, a companhia seria uma unidade administrativa pertencente à Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de promover a dança em grupo e a difusão cultural da arte. “A atividade de fomento cultural é uma das mais importantes na esfera da Administração, pois espelha a forma como o poder público trata um dos aspectos mais sensíveis da comunidade e o cuidado com os elementos culturais do nosso povo”, justificou a prefeita.

Bolsas

A companhia seria composta por 12 alunos bailarinos, um aluno assistente/ensaiador; um aluno iluminador/técnico de luz; um aluno sonoplastas/técnico de som e um aluno cenógrafo/figurinista. Para os efetivos serão concedidas bolsas no valor de R$ 1,1 mil.

O grupo vai contar ainda com outros 10 alunos estagiários, não remunerados, que poderão atuar como dançarinos, figurantes ou técnicos. “Para o ingresso na Companhia de Dança, os alunos efetivos e estagiários serão submetidos regularmente a testes seletivos coordenados pela administração geral do Grupo de Dança de caráter classificatório e eliminatório”, diz o texto do projeto.

O projeto prevê ainda que os selecionados vão atuar na companhia por um período de 11 meses, podendo ser renovado. Eles serão responsáveis pela preparação, montagem e apresentação dos espetáculos ao lado do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa.

Apresentações

Segundo o projeto, a Companhia Municipal de Dança poderá se apresentar em eventos públicos ou privados. “Conforme a complexidade das apresentações poderá ser contratado um diretor de espetáculos de dança e de notório reconhecimento na área”.

Todas as regras e normas da companhia serão definidas por um Regimento Interno. O projeto de lei ainda está em trâmite da Câmara de Vereadores e passa por análise das comissões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.