Menu
em

PG poderá subsidiar parte do transporte coletivo a partir de 2023

Foto: José Aldinan

A Prefeitura de Ponta Grossa poderá passar a subsidiar parte do transporte coletivo de PG a partir de 2023. Isso porque devido ao fim do atual contrato com a Viação Campos Gerais (VCG), em meados do ano que vem, a cidade deve passar a contar com uma nova empresa concessionária do transporte público coletivo – e, junto com ela, novidades logísticas e financeiras também devem ocorrer no sistema.

Pelo menos é o que garante a Prefeitura Municipal, que já encaminhou o projeto de lei com a nova modelagem à Câmara de Vereadores. Esta, por sua vez, já promoveu uma primeira audiência pública sobre o assunto e deve continuar debatendo o texto nas próximas semanas.

Mas qual serão as principais mudanças no novo contrato? Para responder essa pergunta, o Diário dos Campos entrevistou o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale. 

Subsídio público

Segundo o secretário, a prefeitura vai passar a arcar com os custos das gratuidades do transporte – que até então tinham o seu valor adicionado na conta da tarifa de uso comum. “O Município também deve assumir a responsabilidade, com o orçamento público, de manter a reforma dos terminais e possível construção de miniterminais”, citou ele, lembrando que esta responsabilidade é outro ponto que pesa na tarifa do transporte coletivo.

Do Vale também afirmou que subsídios municipais podem ser aplicados diretamente na planilha da empresa concessionária para reduzir o valor da tarifa. “Vai de a prefeita ou o prefeito sentar todo ano com os vereadores para discutir quanto há de condição para aportar no sistema através da Lei Orçamentária Anual”, disse, afirmando também que é a intenção é criar um fundo municipal do transporte e passar a gestão financeira do sistema para a prefeitura fazer o controle.

Mais integração

O aumento da integral também está nos planos da prefeitura. “O cidadão paga uma passagem e pode trocar de ônibus, vamos supor, por uma hora e meia, o quanto quiser. Isso desafoga os terminais e melhora a logística do usuário”, exemplificou o secretário.

Corredores de ônibus

Para agilizar a logística do transporte coletivo outra meta da prefeitura é criar corredores exclusivos para ônibus, principalmente nas ruas e avenidas que ligam um terminal a outro.

“Queremos começar por Uvaranas, até como teste. Mas para isso temos que investir nas ruas que ficam em torno da principal, para criar ‘trinários”, revelou ele, afirmando que os projetos devem ser contratados em breve para que as obras sejam realizadas entre 2023 e 2024.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile