Menu
em

PG passa a contar com programa de policiamento satélite

O programa foi lançado em todo o Paraná no final de abril e já foi implementado nas cidades de Curitiba e Maringá

O 1º Batalhão da Polícia Militar fará o lançamento do Policiamento Satélite Comunitário, na tarde desta segunda-feira (30), em Ponta Grossa, na sede do 1º BPM, às 15 horas. O programa foi lançado em todo o Paraná no final de abril e já foi implementado nas cidades de Curitiba e Maringá.

O desenho foi idealizado pelo Comando-Geral da corporação, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, e tem o objetivo de evitar crimes contra comércios e a população de rua por meio do policiamento de proximidade. Além de Ponta Grossa, outras cidades como Guarapuava, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu também serão contempladas com a modalidade de policiamento.

Programa

De acordo com a Secretaria de Segurança, o policiamento conta com viaturas localizadas em um perímetro, totalizando, aproximadamente, 30 policiais militares solidários em uma mesma ação. O alcance é de um raio de três quilômetros, principalmente de áreas com maior índice de criminalidade na comparação com as demais, grande circulação de pessoas e comércios de rua.

A distância de segurança entre uma equipe policial e outra é de, no máximo, duas quadras, possibilitando até mesmo contato visual. O foco é a prevenção e a proximidade com a população, além de mini-bloqueios para fiscalização de trânsito.

“É uma novidade que queremos implementar com cada vez mais evidência. O policiamento comunitário aumenta o contato dos policiais com a população. Eles estão prontos para atuar contra qualquer ação criminosa, mas também escutam as demandas e anseios da comunidade, colaborando para a construção de uma fiscalização mais assertiva”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile