em

PG mantém projeto de pinacoteca no Bairro Olarias

Proposta é construir terceiro e último prédio de Complexo Cultural

Projeto de 2007 (foto) será modificado e adaptado para instalação de pinacoteca / Divulgação

Um assunto que foi bastante discutido há pouco mais de 10 anos, deve vir à tona novamente no segmento cultural de Ponta Grossa, nos próximos meses. A pinacoteca municipal, espaço destinado a reunir pinturas e obras de artistas locais, deverá ser construída no Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini, no Bairro Olarias.

A intenção está descrita no Plano de Metas 2021-2024 da Prefeitura de Ponta Grossa. De acordo com o documento, o anteprojeto para a obra já está concluído, prevendo o investimento estimado em R$ 3 milhões, além dos equipamentos.

O projeto recebeu o nome de “Memorial de Ponta Grossa”. No mesmo local devem ser incluídos os documentos históricos que compõem o acervo da Casa da Memória – atualmente instalada em imóvel alugado ao lado da Mansão Vila Hilda – e a Galeria Lúcio Ribeiro, localizada na Rua Augusto Ribas, em espaço anexo ao Centro de Cultura.

A intenção é que o novo edifício seja construído em formato pré-moldado, antivandalismo e adequado à guarda de bens históricos. Segundo a prefeitura, um programa de necessidades já foi concluído e o Município agora trabalha na captação de recursos.

O projeto

Um terceiro prédio, similar aos edifícios da Biblioteca Pública e do Conservatório Musical, já era previsto no projeto original do complexo cultural em Olarias. Seria a pinacoteca, que chegou a ser anunciada em 2007, pelo então prefeito Pedro Wosgrau Filho. Ao final de seu mandato, ele entregou os prédios da biblioteca e do conservatório, mas a execução da pinacoteca ficou para gestões posteriores. A prefeita Elizabeth Schmidt era secretária municipal de Cultura à época.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, explicou que, embora o novo prédio seja previsto no mesmo local previsto em 2007, o projeto será inteiramente novo. A intenção é corrigir eventuais falhas do projeto original, adequando à realidade atual do município e às novas necessidades para o espaço.

Obras

A partir de 2007, houve um princípio de instalação de pinacoteca nas dependências do Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa. Mas foi mantida a intenção de criar um edifício próprio a essa finalidade.

Até aquele ano, compunham o acervo obras de Plácido Fagundes, Mauro Godoy, Débora Krzesinski, Luizana Pellizzari, Victor Hugo, Sebastião Natálio, Rogério Ghomes, Marco Hansen, José Roberto da Silva, Edinaldo de Paula, Daisi Merlin, Ana Serafim, Marcelo Schimaneski, Hélio de Jesus e Adélia Rosa Mariano.

Desta mesma série de reportagens, leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.