em

PG já conta com mais de 40 câmeras de vigilância

Devem entrar em operação dentro de, no máximo, 15 dias, o novo sistema de videomonitoramento contratado pela prefeitura de Ponta Grossa. Ao contrário do sistema atualmente usado pela Guarda Municipal (GM), que possui 36 câmeras instaladas no alto de postes, o novo sistema é difícil de não ser notado. São cinco totens, colocados em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas.

Nesse formato, o grande diferencial é que as câmeras ficam um pouco acima da altura de uma pessoa. Luzes azuis e a inscrição 153 anunciam o uso de vigilância eletrônica, que terá conexão com a central de monitoramento da GM.

Inicialmente, os totens estariam apenas no calçadão da rua Coronel Cláudio e no parque Linear. Mas a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) decidiu distribuir os equipamentos em outras regiões. Além desse dois locais, também passaram a contar com os totens a praça Simón Bolivar, no bairro Oficinas, e a praça Barão de Guaraúna, no Centro.

Entre as justificativas está o fato de que os totens possibilitam, além da vigilância rotineira em situações de crimes, identificar veículos com alerta emitido pela polícia. Ao posicionar os totens em outros locais, o município amplia o raio de fiscalização sobre as placas dos carros. Quatro dos totens possuem módulos de segurança com OCR, que permite fazer a leitura automática dos caracteres das placas, checar com um banco de dados e identificar um veículo furtado imediatamente.

 

Investimento

O investimento de R$ 510,9 mil tem como objetivo ampliar a cobertura da central de monitoramento da SMCSP. Inicialmente, o foco principal era inibir e identificar atos de vandalismo, que se tornaram bastante frequentes, especialmente no calçadão e no parque Linear. Ao instalar os equipamentos em outras áreas, a prefeitura demonstra priorizar também a fiscalização dos veículos, também porque o sistema pode ser utilizado em ações direcionadas a melhorias no trânsito. O sistema deve ser utilizado por um ano, em caráter experimental.

 

Áudio

O totem do calçadão também contará com um botão destinado ao uso da população, que poderá acionar a GM no local. Os equipamentos também possuem sistema de áudio, destinado a efetuar remotamente abordagens de suspeitos e divulgar campanhas de cidadania, através de mensagens de áudio de caráter educativo pré-gravadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.