em

PG irá readequar lombadas e travessias elevadas irregulares

(foto: José Aldinan)

A Prefeitura de Ponta Grossa irá contratar, através de uma licitação, uma empresa para readequar lombadas e travessias elevadas. A licitação 83/2024 tem valor máximo de R$ 1,9 milhão e será feita no dia 24 de junho, às 14 horas, de forma online.

De acordo com o edital, publicado no Portal da Transparência, existem em torno de 476 lombadas e 171 travessias elevadas no município de Ponta Grossa e “parte delas está irregular perante suas respectivas legislações. Isto se deve a vários fatores, como recapes que mudaram sua geometria, mudanças nas resoluções a qual os tornaram inadequados, e o desgaste natural, pois alguns dispositivos foram implantados há vários anos”, diz o documento.

Como será a readequação?

O governo municipal estabeleceu critérios de como ocorrerá a readequação. As lombadas e as travessias elevadas que deverão ser retiradas serão definidas pelo Departamento de Engenharia de Tráfego, com a posterior recomposição do pavimento.

Tanto a retirada do dispositivo através da fresagem como a reconstituição do pavimento deverão ser executadas, obrigatoriamente, no mesmo dia. No caso de retirada do dispositivo, a implantação de novo estrutura poderá ser feita em local próximo, dentro da distância de 500 m para cada sentido da via, partindo do local exato onde foi solicitada a fresagem.

Os dispositivos a serem readequados e implantados deverão estar em conformidade com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume VI – Dispositivos Auxiliares – Item 5.1 – Ondulação Transversal, de 2022, e a Resolução CONTRAN Nº 738, de 06/09/2018.

Leia mais: Novo condomínio irá interligar dois bairros de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.