Menu
em

PG investirá R$ 8,1 mi em radares; veja onde devem ser instalados

Radar em rua de Ponta Grossa

No total, serão dez trechos com detectores de velocidade, fiscalizador de avanço da fase vermelha do semáforo e parada sobre faixa e outros 38 trechos com fiscalização eletrônica de velocidade. (Foto: Arquivo DC)

A prefeitura vai investir até R$ 8,5 milhões na implantação de cerca de 60 radares em diversas ruas de Ponta Grossa. A licitação, por meio de pregão eletrônico, será realizada no dia 12 de abril e escolherá a empresa que vai fornecer, implantar, manter e operar os equipamentos responsáveis pela fiscalização de trânsito, contagem volumétrica classificada, dados estatísticos e registro de inventário referente ao controle dos veículos, assim como das desobediências às regulamentações e regras de trânsito nos locais com controle operacional.

A principal novidade prevista para o novo contrato, aponta a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, será a utilização do sistema LAP/OCR nos equipamentos – tecnologia que permite a leitura automática de placas – e assim registra a placa do veículo e a compara com o banco de dados. “Esse sistema possibilita a utilização de dispositivos para reconhecimento automático de placas de veículos em situação irregular, funcionando como poderoso aliado no reconhecimento de carros roubados/furtados, bem como auxiliar no processo de monitoramento promovido pelas equipes de segurança, além de fornecer dados estatísticos mais amplos e precisos”, aponta a prefeitura.

A previsão da prefeitura é que sejam mantidos os pontos de radar já existentes no município. Mas, caso seja verificada a necessidade de remanejamento dos dispositivos ou a inclusão de novos pontos, as alterações serão feitas após análise prévia da Prefeitura. A instalação e operação de 100% dos equipamentos deverá acontecer em até 90 dias após a assinatura da ordem de serviço.

No total, serão licitados cerca de 60 radares em Ponta Grossa para atender 120 faixas de rolamento; sendo 40 faixas que terão equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade não intrusivo; 40 faixas que terão equipamentos de fiscalização de velocidade intrusivo; e 40 faixas que receberão equipamentos detectores de velocidade e fiscalizadores de avanço da fase vermelha do semáforo e parada sobre faixa – todos com sistema LAP/OCR. O contrato prevê que após um ano a prefeitura pode pedir o remanejamento de dez faixas. O prazo da vigência do contrato é de 12 meses podendo ser prorrogado caso a prefeitura tenha interesse, limitado em até 60 meses.

Os recursos na implantação dos equipamentos são do Fundo Municipal do Trânsito (FumTran), e podem ser utilizados somente para ações relativas ao trânsito do município. Segundo a prefeitura, a licitação acontece em virtude do encerramento, em julho deste ano, do contrato vigente.

Locais de instalação dos radares em Ponta Grossa

Segundo o edital de licitação, os locais de instalação dos equipamentos serão definidos após a contratação da empresa prestadora de serviços, mas a prefeitura divulgou uma tabela indicando os possíveis locais de instalação dos radares. No total, serão dez trechos com detectores de velocidade, fiscalizador de avanço da fase vermelha do semáforo e parada sobre faixa e 38 trechos com fiscalização eletrônica de velocidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile